PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Aids sem HIV não seria Aids

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h34 - Publicado em 28 jul 2009, 22h00

No início do ano, o jornal inglês The Sunday Times – um dos mais populares em seu país – publicou uma série de reportagens divulgando teorias discordantes sobre a Aids. Era uma compilação dos estudos que negam ser o HTV o responsável pela falência do sistema imunológico. Estes, por sua vez, se baseiam na existência de quase 5 000 casos, no mundo inteiro, de pessoas com sintomas de Aids, cujo exame de sangue não acusa a presença do HIV. O jornal, claro, conseguiu repercussão, até por causa de brigas feias com alguns cientistas e com a imprensa especializada: a revista científica Nature, também inglesa, sugeriu no editorial o boicote à leitura daquele diário.

Recentemente, a Organização Mundial de Saúde se manifestou a respeito do assunto, apresentando números reveladores. Existe, de fato, uma misteriosa doença com jeito de Aids, mas sem o famoso vírus, que está sendo chamada de linfocitopenia CD-4 idiopática. No entanto, 78% de suas vítimas têm mais de 65 anos e não é novidade para os médicos que, na terceira idade, o sistema imunológico enfraquece. Para uma minoria, esse enfraquecimento poderia ser drástico, semelhante ao provocado pela Aids. Por essa hipótese, isso deve ter existido sempre. Mas, pelo fato de somarem menos de 4 000 idosos imunodeprimidos em todo o planeta, esses episódios não chamavam a atenção, antes da pesquisa da Aids.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.