PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Checape antes de chegar ao útero

O embriologista Alan Handyside está fazendo fertilização in vitro para casais, talvez portadores de doenças genéticas, que querem ter certeza de que podem gerar filhos sadios.

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h37 - Publicado em 31 Maio 1992, 22h00

E difícil imaginar recorde mais admirável: cinco crianças sadias, nascidas após fertilização em tubo de ensaio e examinadas antes mesmo de se abrigarem no útero materno. Essa é a proeza realizada nos últimos anos pelo embriologista Alan Handyside, do Instituto de Obstetrícia e Ginecologia, de Londres. A ele recorrem pais — de família sabidamente portadora de defeito genético — que não querem iniciar uma gravidez antes de garantir a boa saúde do futuro bebê. Assim, fornecem óvulos e espermatozóides que são fertilizados em laboratório e, menos de 72 horas depois, transformam-se em microscópicos embriões de apenas oito células cada um. Nesse estágio, pode-se verificar se têm ou não defeito genético; o embrião mais saudável é implantado na barriga da mãe. Embora cara e inconveniente (devido à fecundação artificial), essa técnica vem abrindo caminho para os partos ideais de amanhã. Handyside, um dos mais bem- sucedidos pesquisadores da área, assegurou, este ano, o nascimento das gêmeas Natalie e Danielle Edwards, ameaçadas pela adrenoleucodistrofia, mal hereditário que destrói células nervosas.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.