PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Chess boxing: Peões vão à luta

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h12 - Publicado em 29 fev 2004, 22h00

Rafael Kenski

Mais de 800 pessoas, reunidas em volta do ringue, gritavam alto como se estivessem dentro do filme Rocky, o Lutador. Especialistas davam sua opinião sobre os golpes e os telões reprisavam os ataques mais potentes enquanto os dois competidores, exaustos e cheios de hematomas, se digladiavam em uma partida de… xadrez!

Foi o primeiro campeonato mundial de chess boxing, que aconteceu em novembro passado em Amsterdã, Holanda. “É a junção do principal esporte de raciocínio com o principal esporte de luta”, disse à Super o holandês Iepe Rubingh, inventor e atual campeão mundial da modalidade.

Anote as regras: os jogadores fazem um turno de quatro minutos no tabuleiro, em seguida trocam socos por dois minutos, voltam a se bater no xadrez e seguem assim por 11 rounds. O jogo acaba com um nocaute, um xeque-mate (ou seria um xeque-bate?) ou quando o tempo se esgota.

Não é nada fácil: “A adrenalina bloqueia a reflexão e é preciso usar estratégias para controlá-la, como conter a agressividade no boxe”, afirma Iepe. Já estão agendadas novas partidas (e uma demonstração na Olimpíada de Atenas), mas os praticantes não acreditam que o boxadrez se tornará um esporte das massas. “Requer um enorme controle do corpo e da mente. Nunca vi um esporte tão extremo”, diz Iepe. Bléinnn.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.