Cientistas recebem autorização para modificar geneticamente embriões humanos
Governo britânico autorizou as experiências, mas sem permitir que os embriões fossem implantados em mulheres
A Agência Reguladora de Fertilização e Embriologia britânica autorizou pesquisadores do instituto londrino Francis Crick a manipularem em laboratório embriões humanos. É a primeira vez que organizações oficiais de um país autorizam o procedimento
O objetivo da pesquisa é tentar entender mais sobre os primeiros sete dias após a fecundação do óvulo. Dessa forma, os resultados talvez ajudem a prevenir e combater problemas de infertilidade, doenças, ou abortos espontâneos. De acordo com pesquisas da Tommy’s (instituição que investiga problemas de gravidez) estima-se que, na Inglaterra, entre 15 e 20% das gestações termine por conta de um aborto involuntário, sendo que 85% deles acontecem nas primeiras 12 semanas de gravidez.
LEIA: Nosso destino pode ser traçado na gravidez
Apesar dos estudos estarem liberados, é proibido que os embriões alterados em laboratório sejam implementados em mulheres. Mesmo assim, os críticos à manipulação genética em humanos não gostaram da notícia. “Esse é o primeiro passo para um caminho que cientistas prepararam cuidadosamente para a legalização de bebês geneticamente modificados”, afirmou David King fundador da Human Genetic Alert – organização contrária à interferência genética em seres humanos – quando consultado sobre a liberação, pelo governo britânico, no mês passado.
Mesmo com as críticas, a comunidade médica inglesa encara os estudos como algo positivo. “Edição genética talvez seja aplicada clinicamente no futuro, para tratar ou prevenir doenças incuráveis ou problemas genéticos. É importante que o amplo debate continue não só entre pesquisadores, mas também entre pensadores que discutem a ética, a saúde, órgãos reguladores, possíveis pacientes e a população em geral”, afirmou Robert Lechler, presidente da Academia de Ciências Médicas locais, em comunicado. Os testes estão previstos para os próximos meses.
LEIA TAMBÉM:
Gravidez, a metamorfose da mãe
Vida: O primeiro instante
Orgânicos + Transgênicos = Orgênicos