Clique e Assine por apenas 8,90/mês

Comer verduras e fazer exercício altera o seu DNA

A boa alimentação e os hábitos saudáveis são ainda mais importantes do que se imaginava — porque têm o poder de ligar ou desligar os genes humanos

Por Eduardo Szklarz - Atualizado em 21 Maio 2018, 11h53 - Publicado em 24 jun 2012, 22h00

Todo mundo sabe que fazer exercícios e comer verduras faz bem. Mas novos estudos estão revelando que esses hábitos são ainda mais poderosos do que se imagina: eles podem mudar o seu DNA, alterando o funcionamento dos genes.

A prova disso surgiu em um estudo realizado por cientistas da Universidade de McGill, no Canadá. Eles acompanharam 27 mil pessoas que possuíam o gene 9p21 — que aumenta o risco de doenças cardíacas. Nos voluntários que consumiram uma dieta rica em vegetais, esse gene parou de funcionar.

Isso acontece porque o microRNA, molécula presente no material genético das plantas, interage com o DNA humano — tendo o poder de ativar ou desativar nossos genes. “Além dos nutrientes das plantas, também estamos comendo informações que podem regular nosso material genético”, diz o líder do estudo, o bioquímico Chen-Yu Zhang, da Universidade de Nanjing, na China.

Já a atividade física é capaz de mexer com o DNA dos músculos. Quando você se exercita, entram em ação enzimas que alteram o funcionamento dos genes dos músculos. “Elas reprogramam o tecido para que ele queime gordura e açúcar de forma mais eficiente”, diz a cientista Juleen Zierath, do Instituto Karolinska, na Suécia.

Em ambos os casos, as alterações são temporárias. Se você parar de se exercitar ou comer verduras, seus genes voltam ao estado anterior. A chave da vida saudável está programada no seu código genético — mas também depende de bons hábitos no dia a dia.