GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Como funciona o bronzeamento a jato?

bronzeamento-1 bronzeamento-1

bronzeamento-1 (/)

1. O produto utilizado é uma mistura de dihidroxiacetona e eritrulose, açúcares naturais extraídos respectivamente da cana-de-açúcar e de frutas silvestres, como a framboesa. A base dessa composição é a mesma dos autobronzeadores vendidos em farmácia. Quanto maior a concentração dessas substâncias, mais intensa a cor.

bronzeamento-2 bronzeamento-2

bronzeamento-2 (/)

2. O efeito causado pela reação do líquido com os aminoácidos da queratina na camada superficial da pele, mas ele só aparece cerca de oito horas após a aplicação (nesse período, o banho está proibido). Por isso, para dar a impressão de imediato, algumas fórmulas incluem um corante, eliminado na primeira lavagem.

bronzeamento-3 bronzeamento-3

bronzeamento-3 (/)

3. Esqueça o jato automático que castigou o Ross em Friends. O trabalho deve ser feito por um profissional com um aerógrafo, exatamente para acertar na tonalidade e na uniformidade. A aplicação dura cerca de dez minutos e a secagem, outros 20. O bronze fica por cerca de 15 dias, que é o tempo médio de renovação da cútis.

Passou do ponto?

Intensificar o bronze exige cuidados

Quem quiser tentar dar uma de Ross e exagerar na dose pode se dar mal. Quanto maior a concentração do produto, maior a chance de a pele ficar manchada. Uma alternativa mais inteligente é realizar uma segunda “demão”, até cinco dias após o primeiro tratamento.

Consultoria Erasmo Tokarski, dermatologista, e Luciana Nemr, especialista em estética clínica e proprietária da clínica Beauty House de São Paulo.