Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Correr na rua pode fazer mal

Pesquisadores da Universidade da Carolina do Norte, nos EUA, condenam o hábito de fazer ginástica em ruas movimentadas, pois quem respira monóxido de carbono em excesso tem mais chances de sofrer de arritmia.

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h38 - Publicado em 30 nov 1990, 22h00

Nas grandes cidades, é cada vez mais comum encontrar pessoas fazendo ginástica em ruas e avenidas de grande circulação de veículos. O hábito, no entanto, é condenado por pesquisadores da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos. Segundo eles, quem se exercita em ambientes com taxas acima do normal de monóxido de carbono – poluente que sai pelo escapamento dos carros – tem mais chances de sofrer arritmias, perigosos descompassos do ritmo cardíaco. Primeiro um grupo de voluntários praticou exercícios em um ambiente sem poluição, em seguida, os pesquisadores introduziram monóxido de carbono na sala de ginástica, nos mesmos níveis de uma rua com trânsito congestionado. Ao se compararem as batidas cardíacas, notou-se que a frequência de arritmias aumentava com a poluição do monóxido, embora ainda ninguém saiba por que isso aconteça. “É tentador imaginar que a poluição dos carros prejudique também o coração”, admite o médico Victor Matsudo, especialista em esportes. “Até então, só havia evidências de que, especialmente durante exercícios, essa poluição afeta os pulmões.”

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.