GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Crianças nascidas no verão tendem a ser adultos mais saudáveis

Maior exposição à vitamina D pode ser o motivo

A gente já sabe que o Sol deixa a gente mais inteligente. Agora, se sua mãe pegou bastante sol na praia enquanto esteve grávida você pode ser uma pessoa mais saúdavel. E isso tudo pode estar ligado a quantidade de vitamina D que ela absorveu.   

Palavras de pesquisadores da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, sugerindo que crianças que nascem no verão tendem a ser mais saudáveis quando adultas. O estudo aponta que a maior exposição à vitamina D durante o segundo trimestre da gravidez poderia ser o motivo.

Para realizar o estudo, os cientistas compararam o crescimento e desenvolvimento de cerca de 450 mil homens e mulheres. Os resultados revelaram que os bebês nascidos em junho, julho e agosto (verão no hemisfério norte) eram mais pesados quando nasceram e mais altos quando adultos. Além disso, o estudo também revelou que as meninas nascidas no verão iniciaram a puberdade mais tarde – outro indicador de melhor saúde na vida adulta.

“É a primeira vez que a puberdade está ligada às estações do ano”, disse Dr. John Perry, principal autor do estudo. “Nossos resultados mostram que mês do nascimento tem um efeito mensurável sobre o desenvolvimento e saúde, mas é necessário mais trabalho para compreender os mecanismos por trás desse efeito.”

Leia também:
Altruísmo deixa seu corpo mais saudável do que a felicidade
Ter um cachorro deixa seu coração mais saudável 
Pessoas pessimistas são mais saudáveis
O bom humor faz bem para a saúde