GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Elo mortal para o fígado

Médicos epidemiologistas observaram que as pessoas vítimas de hepatite B têm maiores chances de desenvolver câncer de fígado através do vírus HBx.

Há muito tempo, os médicos epidemiologistas observam que pessoas vítimas de hepatite B têm maiores chances de desenvolver câncer de fígado. Recentemente, cientistas do Laboratório da Cruz Vermelha dos Estados Unidos e do Instituto Nacional de Saúde do Japão parecem ter encontrado a ligação entre as duas doenças: segundo os pesquisadores, esse elo seria um gene do vírus da hepatite, conhecido por HBx, que determina a produção de uma proteína capaz de, a longo prazo, provocar alterações desastrosas nas células hepáticas.

Durante a experiência, o gene suspeito do vírus foi enxertado em embriões de ratos; dez meses depois do nascimento, esses animais transgênicos, portadores de genes alheios, começaram a apresentar pequenos tumores e, cinco meses mais tarde, já estavam mortos. De acordo com os pesquisadores, a localização do gene culpado pelo câncer deve abrir caminho para novas drogas que, ao bloquearem a proteína do HBx, produzida pelo vírus da doença, evitem o terrível destino do câncer para pacientes da hepatite B.