PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Estresse não provoca úlcera

Por Gustavo Simon
Atualizado em 31 out 2016, 18h35 - Publicado em 6 abr 2012, 22h00

Sim, viver em permanente estado de irritação pode aumentar os riscos de uma série de doenças. Mas atribuir ao estresse o desenvolvimento de uma úlcera é um tremendo equívoco. Segundo o médico Ricardo Barbuti, secretário geral da Federação Brasileira de Gastroenterologia, úlceras se desenvolvem principalmente em duas situações:

Por uso abusivo de anti-inflamatórios do tipo não esteroidal, como o ácido acetilsalicílico (que todo mundo consome sob a forma de aspirina e afins) e o ibuprofeno (presente nos comprimidos contra dor de cabeça). Esses medicamentos bloqueiam a produção de prostaglandina, uma enzima que protege a parede estomacal; quando ela falta, os ácidos digestivos podem corroer o próprio estômago e lesioná-lo.

Por ação de uma bactéria chamada Helicobacter pylori, capaz de destruir o revestimento estomacal em certas circunstâncias. Estima-se que até 70% da população brasileira possam estar infectados por ela. Em 90% dos casos, entretanto, a pessoa acaba não desenvolvendo úlcera alguma.

“Para que a H. pylori leve ao surgimento de uma lesão estomacal, é preciso não apenas que a bactéria seja muito resistente. As defesas do organismo precisam estar muito fracas também”, diz Barbuti. Como evitar que isso aconteça? Levando uma vida saudável – e sem estresse, é lógico. De acordo com o médico, uma pessoa estressada tende a fumar mais, comer mal, dormir pouco… E são esses os fatores que aumentam a chance de uma úlcera aparecer.

 

 

 

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.