GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Gengis Cup

Enquanto duas seleções disputam a final da Copa, os mongóis estarão montados em cavalos correndo pelas estepes no maior festival local, o Naadam, em homenagem ao guerreiro

Camila Maccari

Todo jovem da Mongólia, independente do sexo, sonha em ganhar uma medalha no Naadam, maior festival de esportes inspirado no treinamento militar do exército de Gengis Khan, conquistador que unificou um império duas vezes maior que o Brasil e fez fama pelas carnificinas em guerra. Neste ano, os torneios estão agendados para 12 e 13 de julho, data da final da Copa no Maracanã, e vão reunir atletas de todo o país e turistas – se você já está farto da Copa, ainda dá tempo de fugir para lá. Cada cidade e aldeia celebra o festival, mas o principal ocorre na capital, Ulan Bator. Uma das competições mais aguardadas é a corrida de cavalos, que atravessam 20 km entre as estepes. Cheia de pompa, a festa começa no Estádio Central, onde autoridades e VIPs esperam a chegada dos nove estandartes brancos de Gengis Khan. Oportunidade perfeita para conhecer a cultura local: são mais de duas horas de danças budistas, canções tradicionais e shows de rock nacional. No final do dia, a maioria permanece nas estepes e dorme em uma ger, tenda circular usada pelos nômades, que representam 30% da população local.

A capital vive em acelerado crescimento econômico por causa da mineração, que dá à cidade o título de a mais poluída do mundo. No inverno, além do carvão das usinas, a população utiliza o mineral para se aquecer de temperaturas que chegam a -30 °C – na época do Naadam, as temperaturas alcançam agradáveis 20 °C. Ou seja, além de aproveitar o festival, o verão é a melhor época de conhecer Ulan Bator, a capital mais fria do planeta, sem voltar asfixiado e congelado.

– Procure uma agência de turismo em Ulan Bator e reserve seus ingressos que custam cerca de R$ 50 para os dois dias, menos que o ingresso mais barato da Copa.
QUANDO – De julho a setembro, quando as temperaturas são mais amenas.