GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Ginástica masculina

A ginástica masculina é um esporte de origem militar. Ela já fazia parte da educação dos antigos gregos. As constantes guerras exigiam dos homens uma forma física excepcional e os exercícios, desenhados para fortalecer o corpo, eram realizados sem roupa. A própria palavra ginástica vem do grego gumnos, que significa nu.

CAVALO DE ALÇAS

O ginasta exercita-se sobre a área média do cavalo e em seus dois extremos, tocando o aparelho apenas com as mãos. A prova é feita com movimentos pendulares e circulares. O emprego das mãos deve ser rápido, suave e rítmico.

É fundamental que seja descrito um círculo com as pernas fechadas ou em posição de tesoura. O movimento circular deve ser completado com rapidez. São importantes o equilíbrio e a força.

ARGOLAS

Elas estão suspensas em uma barra metálica de 5,5 metros de altura, a uma distância de 2,5 metros do chão. As posições de força devem durar pelo menos 2 segundos. Procura-se manter a quietude do corpo e das argolas, que devem balançar o mínimo possível. O ginasta alterna giros e posições fixas. Cerca de 60% dos exercícios envolvem balanceio e o restante, força. A saída precisa ser segura.

BARRAS PARALELAS

São importantes os movimentos de balanço sobre uma única barra, os de vôo em que o ginasta perde contato com as barras, e os movimentos em que solta as barras e volta a agarrá-las com as duas mãos.

Ao se sustentar em posição invertida, o corpo descreve uma linha reta perfeita. Nessa posição, deve ficar estático para comprovar equilíbrio e controle

BARRA FIXA

O exercício tem forma contínua. As posições são trocadas rapidamente, com o corpo dando voltas consecutivas na barra. Mantém-se reto, ligeiramente arqueado no peito.

SALTO BRE CAVALO

O ponto de apoio do salto é o centro do aparelho e tem início com um impulso vertical para o giro. O corpo deve estar esticado e os braços, retos. A impulsão rápida ao abandonar o cavalo requer energia e potência que permitam ao ginasta executar uma volta no ar elevada e aberta.