Clique e assine a partir de 8,90/mês

Homens podem ter câncer de mama?

Por Da Redação - Atualizado em 31 out 2016, 18h36 - Publicado em 31 ago 2000, 22h00

[pergunta de José de Santana, Natal, RN]

Podem, sim, mas é bem raro.

“Pelas estatísticas internacionais, há um caso de câncer de mama masculino para cada 100 casos femininos”, afirma Pedro Aurélio Ormonde do Carmo, diretor do Hospital do Câncer III, do Inca (Instituto Nacional do Câncer), no Rio de Janeiro.

A causa disso é simples: os homens têm uma quantidade de glândulas mamárias muito menor que a das mulheres. Em compensação, um grande número de homens acaba morrendo de câncer de mama por pura falta de informação ou preconceito. O auto-exame – apalpar a região para sentir se há algum caroço – deve ser feito periodicamente.

Continua após a publicidade

Segundo dados do Inca, a identificação tardia do tumor nas mamas chega a reduzir em 50% as chances de sobrevivência. No corpo masculino fica inclusive mais fácil encontrar qualquer nódulo suspeito.

A ameaça de desenvolver a doença é maior entre homens cuja família tem hereditariedade cancerígena. Outros grupos de risco são aqueles que desenvolveram ginecomastia (aumento de volume da mama), têm problemas de fígado ou próstata, fizeram algum tipo de tratamento à base de estrogênio (o hormônio feminino) ou sofreram de males que afetam os testículos (caxumba, por exemplo) e, por isso, produzem menos hormônios masculinos.

Publicidade