Medicina e doenças do trabalho: epidemia informática
Os profissionais que mexem com microcomputadores estão sofrendo de uma doença que causa inflamação nos tendões dos dedos e compressão dos nervos dos punhos.
As doenças do trabalho, antes consideradas uma exclusividade dos trabalhadores braçais, prometem invadir os escritórios na década de 90 Nos Estados Unidos 40% dos pedidos de indenizações trabalhistas se devem a problemas de músculos e ossos das mãos e braços. Digitadores, jornalistas, e profissionais que utilizam compu¬tadores sofrem os mesmos sintomas dores nos dedos e punhos.
De acordo com pesquisadores da Universidade Miami em Ohio, essas pessoas digitam incessantemente em grandes velocidades, sem dar descanso aos músculos manuais. Em uma hora, um bom digitador chega a apertar 18 000 vezes as teclas. Esse esforço causa inflamações nos tendões dos dedos e, em alguns casos; a compressão dos nervos do punho pelo cresc¬imento exagerado dos tecidos, o que se pode ser resolvido por cirurgia. Para evitar essa “mãozinha” dos médicos, os especialistas recomendam quinze minutos de descanso para cada duas horas de trabalho no teclado.