GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Mucina, um novo agente protetor no leite

O médico americano Robert Yolken descobriu que o leite materno contém a substância mucina, que detém os rotovírus, microorganismos causadores de diarréia

Amamentar é importante porque o leite contém anticorpos que protegem o bebê. Isso é o que todos pensam, inclusive o médico Robert Yolken, do Centro para Crianças Johns Hopkins, na cidade de Baltimore, nos Estados Unidos. Ou melhor: Yolken já não está tão certo. O motivo é que mesmo depois de eliminar por completo os anticorpos, o leite manteve seu poder protetor. O segredo parece ser a mucina, substância presente tanto no leite como no muco. Basta uma pequena quantidade para deter os rotovírus, microorganismos causadores de diarréia, responsáveis pela morte de 100 crianças por ano nos Estados Unidos.

Nos países pobres os rotovírus e outros agentes da diarréia respondem por 23% das mortes entre crianças com menos de 5 anos. Ainda é cedo para avaliar as possibilidades da mucina. Mas já há quem pense em transformá-la num forte suplemento da alimentação dos bebês.