Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Novo teste permite fazer exame de HIV em casa

Produto que detecta o vírus da Aids já está à venda no Rio de Janeiro. São Paulo e Espírito Santo serão os próximos estados a recebê-lo

Por Vand Vieira, de SAÚDE
6 jul 2017, 16h42

Até o final deste mês, o primeiro autoteste rápido para HIV do Brasil deve começar a ser comercializado em todo o país. Batizado como Action, o lançamento foi desenvolvido pela empresa OrangeLife, é destinado ao público em geral e promete identificar a presença dos anticorpos associados ao vírus no organismo em apenas 20 minutos.

O kit custa 70 reais (preço sugerido) e conta com um dispositivo de teste, o líquido reagente, uma lanceta específica para furar dedos, um sachê de álcool e um tubinho para coletar o sangue. Em contato com o líquido vermelho, o reagente promove a formação de linhas no dispositivo, indicando o resultado — a sensibilidade e a efetividade do produto podem chegar a 99,9%.

Vale lembrar que leva até um mês após a exposição ao HIV para que o organismo produza os anticorpos correspondentes. Ou seja, quando o resultado é negativo, o teste deve ser repetido 30 e 120 dias depois. Se for positivo, é recomendado fazer um exame de sangue mais elaborado para confirmação, com acompanhamento profissional. Se for o caso, ele pode dar início ao tratamento assim que possível.

O autoteste é um recurso interessante tanto por questões de praticidade quanto de privacidade. Mas uma coisa é certa: discutir o resultado positivo com um médico segue sendo imprescindível.

Conteúdo originalmente publicado em SAÚDE 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.