Clique e Assine a partir de R$ 9,90/mês

Organismo sob o comando da vitamina A

Pesquisadores descobriram que a vitamina comanda a edificação do organismo, desde o microscóspico ovo fecundado até um ser completo.

Por Da Redação Atualizado em 31 out 2016, 18h37 - Publicado em 31 Maio 1990, 22h00

A vitamina A pode ser a peça-chave na maior metamorfose de que se tem notícia no Universo conhecido: a transformação de um microscópico ovo fecundado em um ser completo. Nas primeiras horas de vida, o embrião é apenas um punhado de células totipotentes, ou seja, que podem se transformar em qualquer órgão. Mas, em seguida, começa a diferenciação: segundo uma importante experiência americana, as moléculas do ácido retinóico, derivado da vitamina A, ativam os genes que esculpem as células para formar os diversos órgãos. A quantidade de ácido retinóico que a célula absorve e o tempo de absorção, descobriram os pesquisadores, parecem determinar o seu destino – o órgão que irá constituir.

Assim, feito um mestre-de-obras, a vitamina vai comandando a edificação do organismo: primeiro, participa da montagem da coluna vertebral e do cérebro; depois. da face; finalmente, lapida as células que formarão o sistema circulatório e as cartilagens.

Organismo sob o comando da vitamina A