GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Pedra se forma quando há resíduos na urina

Como se formam as pedras nos rins?

Por que a dor é tão forte?

As pedras aparecem quando há um grande acúmulo de quatro substâncias da parte central do rim: cálcio, ácido úrico, oxalato (um sal) e cistina (um aminoácido). Esse acúmulo acontece por vários motivos. O excesso de cálcio pode ocorrer devido a uma dieta rica nesse elemento. Se você almoçar uma comida com cálcio, o elemento passa do intestino para o sangue. Depois de levá-lo para as partes do corpo onde é necessário, o sangue passa pelo rim pata ser filtrado. O excesso de cálcio fica lá.

Existem ainda dois tipos de doença que podem aumentar sua presença. Uma delas faz com que o intestino absorva mais cálcio que o normal e a outra provoca um desprendimento do cálcio dos ossos. O excesso de ácido úrico é resultado de uma alimentação rica em urnai5ubstância chamada purina, encontrada em grande quantidade nos frutos do mar, miúdos e sardinha. O oxálato aumenta quando se come muito chocolate refrigerante, ou quando o intestino tem tendência a absorver a substância em excesso. O aumento da cistina acontece devido a um problema no próprio rim que não a absorve e deixa depositada na urina.

A pedra pode ser resultado ainda da ausência no organismo de três substân6ias que, entre outras coisas, têm o papel de evitar que as partículas se juntem para formá-la. São os chamados citratos e gags, produzidos pelo próprio organismo, e o magnésio, ingerido com os alimentos. Quando há o excesso de resíduos ou a falta das partículas que evitam a agregação, a pedra se forma. A dor acontece quando os canais do rim se contraem para bombear a urina. Como a pedra atrapalha o bombeamento, as contrações se tomam mais fortes provocando espasmos. “São as chamadas cólicas renais, que provocam uma das dores mais fortes que existem”, diz o nefrologista Nestor Schor, da Escola Paulista de Medicina. A forte dor pode ainda acontecer quando a pedra fecha o ureter e impede que a urina seja bombeada para a bexiga. O rim incha e fica pressionado pelos outros órgãos.