Clique e assine com até 75% de desconto

Proteção para artérias entupidas

Por Da Redação Atualizado em 31 out 2016, 18h34 - Publicado em 22 jul 2009, 22h00

Uma descoberta polêmica pode mudar completamente o papel que a Medicina reservava para a testosterona, dentro do organismo. Essencial para a formação dos órgãos sexuais masculinos, tinha-se como certo até agora que esse hormônio, em excesso, tornava-se séria ameaça ao coração. Uma pesquisa recente, porém, simplesmente inverte esse diagnóstico: a alta concentração de testosterona nas artérias pode evitar ataques do coração.
“Eu não queria acreditar”, diz o especialista americano Gerald Phillips, da Faculdade de Médicos e Cirurgiões da Universidade de Columbia, em Nova York.
Phillips e sua equipe analisaram artérias de 55 homens. Todos eles apresentavam sinto-mas de aterosclerose — em que resíduos de gordura aderem à parede das artérias e ten-dem a entupi-las.
Descobriram que, nos pacientes com falta de testosterona, o entupimento arterial tendia a se agravar. A probabilidade de sofrerem um ataque cardíaco era alta, comparada à chance dos outros pacientes, os que tinham hormônio em excesso. “Os resultados são preliminares”, afirma Phillips. Não seria surpresa, de fato, se os médicos voltassem a mudar de idéia, num futuro próximo.

Publicidade