Quais são os campeonatos mais valiosos do mundo?
Descubra quantos bilhões de dólares arrecadam os maiores torneios esportivos do planeta
Felipe Van Deursen, Jorge Oliveira, Raphael Soeiro e Jean Magalhães
O país mais rico do planeta tem o hábito de adorar esportes para os quais o resto do mundo não dá tanta bola. Por isso a liga nacional de futebol americano vale 3 vezes mais que a Copa do Mundo. Mesmo tendo uma audiência diária 3 vezes menor. Confira quanto arrecadam os maiores torneios esportivos do mundo:
NFL (2011)
Liga de Futebol Americano dos EUA
A NFL é tão grande que todos os 32 times que disputam a liga estão entre os 50 mais valiosos do planeta, dentre todos os esportes.
US$ 12 bilhões – 49 dias
Telespectador/Dia: 32 milhões
Público/Jogo: 67 mil
US$ 244 milhões/dia
MAJOR LEAGUE BASEBALL (2011)
Liga de Beisebol dos EUA
Só as finais da MLB movimentaram US$ 742 milhões em 2011. É o mesmo que os 4 maiores torneios de tênis do mundo somados.
US$ 7,2 bilhões – + 6 meses
Telespectador/Dia: 3,3 milhões
Público/Jogo: 30,3 mil
US$ 38,7 milhões/dia
OLIMPÍADAS (2008) – Jogos de Pequim
É o evento esportivo mais visto do planeta. Em 2008, duas de cada 3 pessoas assistiram aos jogos, que, nos EUA, tornaram-se o evento mais visto da história.
US$ 4,3 bilhões – 19 dias
Telespectador/Dia: 247 milhões
Público/Jogo: 40 mil*
US$ 226 milhões/dia
NBA (2011)
Liga Nacional de Basquete dos EUA
O ingresso das primeiras fileiras de um jogo do Los Angeles Lakers, na área lateral, pode custar US$ 2,5 mil.
US$ 4,2 bilhões – 5 meses e meio**
Telespectador/Dia: 3,5 milhões
Público/Jogo: 17,3 mil
US$ 25,4 milhões/dia
COPA DO MUNDO DE FUTEBOL (2010) – África do Sul
A Copa não é o mais valioso nem o mais assistido. Mas é o único que consegue fazer um celular no decote e um polvo profeta ficarem famosos.
US$ 3,65 bilhões – 27 dias
Telespectador/Dia: 118 milhões
Público/Jogo: 49 mil
US$ 135 milhões/dia
PREMIER LEAGUE (2011)
Campeonato Inglês de Futebol
O futebol mais rico no mundo tem o time mais valioso, o Manchester United: US$ 1,8 bilhão.
US$ 3,3 bilhões – 80 dias
Telespectador/Dia: 58,7 milhões
Público/Jogo: 35,2 mil
US$ 41,2 milhões/dia
NHL (2011) – EUA
Liga de Hóquei no Gelo dos EUA
Dois dos 5 times com maior média de público são do Canadá, que tem mais títulos da NHL que os próprios EUA.
US$ 3 bilhões – 6 meses
Telespectador/Dia: 2,1 milhões
Público/Jogo: 17,1 mil
US$ 169 milhões/dia
COPA DO MUNDO DE CRÍQUETE (2011) – Bangladesh, Índia e Sri Lanka
Na última edição, em 2011, a semifinal entre Índia e Paquistão teve 1 bilhão de espectadores.
US$ 2,5 bilhões – 37 dias
Telespectador/Dia: 5,4 milhões
Público/Jogo: 25,5 mil
US$ 67,5 milhões/dia
EUROCOPA (2008) – Áustria/Suíça
Copa Europeia de Seleções de Futebol
A Eurocopa paga US$ 33 milhões à seleção campeã. É o segundo maior prêmio do futebol, perde apenas para a Champions League: US$ 43,4 milhões.
US$ 2,3 bilhões – 21 dias
Telespectador/Dia: 7,3 milhões
Público/Jogo: 36,8 mil
US$ 109 milhões/dia
BUNDESLIGA (2011)
Campeonato Alemão de Futebol
Entre os 4 maiores campeonatos europeus, a Bundesliga tem a melhor média de gols e de público: 42 mil pessoas por jogo.
US$ 2,2 bilhões – 84 dias
Telespectador/Dia: 2,6 milhões
Público/Jogo: 42 mil
US$ 26,1 milhões/dia
OUTROS NOTÁVEIS
E como os estádios do Brasil estão vazios
LA LIGA (2011)
Campeonato Espanhol de Futebol
US$ 2,1 bilhões
Telespectador/Dia: 19 milhões
Público/Jogo: 29 mil
UEFA CHAMPIONS LEAGUE (2011) + FÓRMULA 1 (2011)
US$ 2 bilhões
Telespectador/Dia: 160 milhões + 26,9 milhões
Público/Jogo: 44 mil + 66 mil
OLIMPÍADAS DE INVERNO (2010) – Vancouver
US$ 1,5 bilhão
Telespectador/Dia: 17 milhões
Público/Jogo: 94 mil*
NASCAR (2011) – EUA
US$ 645 milhões
Telespectador/Dia: 8,5 milhões
Público/Jogo: 111 mil
CAMPEONATO BRASILEIRO DE FUTEBOL (2011)
US$ 600 milhões
Telespectador/Dia: 2 milhões
Público/Jogo: 14,9 mil
* Nas Olimpíadas, o cálculo usado foi público/dias de evento. ** Em 2011, a greve dos jogadores de basquete diminuiu a atual temporada em 16 jogos.
Fontes Bloomberg; CBF; Deloitte Football Money League; ESPN; Fifa; Football Marketing; Forbes Magazine; Formula Money; Ibope; Kantar Sport; Matchday Intelligence; Nascar; NBA; The New York Times; Nielsen Wire; Plunkett Research; SB Nation; Sporting Intelligence; Sports Business; Sport Maketing & Management; Sports Media Watch; TVByTheNumberz.