Quem não sabe nadar pode praticar canoagem?
certificar-se de que se sente seguro o bastante para praticar um esporte em um meio que não domina e, claro, usar os equipamentos de segurança.
Sim, desde que o atleta tome dois cuidados: certificar-se de que se sente seguro o bastante para praticar um esporte em um meio que não domina e, claro, usar os equipamentos de segurança. “Além de um instrutor treinado acompanhando o grupo, é preciso que haja coletes salva-vidas, cordas e caiaques infláveis de res-gate”, diz Fabio Guerra, vice-presidente da Federação Paulista de Canoagem.
Segundo Guerra, existem 13 modalidades na canoagem, as quais são praticadas até no mar e em pisci-nas. As versões mais populares, no entanto, são pra-ticadas em rios, como caiaque, rafting e o acqua raid (também conhecido como bóia-cross). Atualmente, cerca de 2,5 mil atletas competem no estado de São Paulo. “Mesmo quem não sabe nadar pode se tornar um atleta”, afirma Guerra. “Há um curso de sobrevivência na água, no qual se aprende como respirar corretamente em um caso extremo e como se salvar na água.”