Radicais livres lutam contra o câncer
Um estudo mostra que radicais livres formados por uma nova droga chamada enediyne são capazes de matar as células cancerígenas.
Radicais Livres são moléculas nocivas ao organismo, na maioria das vezes. No entanto, podem ajudar a combater o câncer. Certos tipos de radicais livres, formandos por um novo tipo de droga chamada enediyne. São capazes de matar as células cancerígenas. Quando a enediyne penetra na célula cancerosa, parte de sua molécula vira um instável radical livre, em que dois átomos de hidrogênio da molécula de DNA, no núcleo da célula doente. Desfalcada, esta acaba morrendo.
O melhor é que as moléculas de enediyne atacam justamente células cancerosas enquanto deixam as saudáveis intactas – e, por enquanto, ninguém decifrou o motivo disso. A substancia que existe naturalmente em bactérias, passou a ser pesquisada recentemente. Em laboratório, só foi sintetizada no ano passado, pela equipe do químico Kyriacos Nicolau, da Califórnia, nos Estados Unidos. A partir da estrutura básica da molécula Edediyne, a equipe conseguiu composto mais simples menos tóxicos e com mesmos efeitos anticâncer.