Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Um cafezinho vale ouro

Pesquisadores ingleses concluíram que 350 mililitros de café podem tornar um atleta mais veloz. O Comitê Olímpico Internacional só considera doping se o atleta tomar 1 litro de café.

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h14 - Publicado em 31 ago 1992, 22h00

O rigoroso Comitê Olímpico Internacional considera doping a existência de mais de quinze microgramas de cafeína por mililiterro mde urina. É uma medida alta, pois para chegar a ela o atleta precisa tomar cinco copos ( um litro) de café dias horas antes da prova. Pouco antes do inicio da Olimpíada de Barcelona, pesquisadores da Faculdade da Igreja de Cristo em Canterbury na Inglaterra, revelaram que ela é perfeitamente inútil: atletas que consomem um terço dessa quantidade correm mais depressa e, sobretudo, dispõem de mais energia para atropelar os adversários na reta de chegada.

A equipe liderada por Steve BIRD deu 350 mililitros de café (cinco as nossas xícaras pequenas) a dezoito atletas masculinos, uma hora antes de uma corrida de 1500 metros; depois, eles correram a mesma distância, tendo tomado a mesma quantidade de café descafeinado. Na primeira prova, conseguiram tempos em média 4,2 segundos menores que a segunda. E mais: conseguiram ser 0,6 quilômetros por hora mais velozes nos últimos minutos da prova. Comentário de BIRD: “As autoridades esportivas podem reduzir o nível Maximo de cafeína permitido, mas então a quantidade será tão pequena que dificilmente será revelada nos testes. Talvez seja mais prático oferecer dois cafezinhos a todos os atletas, antes da prova.”

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.