Clique e assine a partir de 8,90/mês

Uma partida tecnológica

Quando o futebol mais parece um desenho dos Jetsons

Por Da Redação - Atualizado em 31 out 2016, 18h13 - Publicado em 30 abr 2006, 22h00

Paulo Cesar Martin

Camisa sempre seca

A camisa da seleção brasileira para a Copa da Alemanha tem uma inovadora tecnologia que transporta o suor do corpo do jogador pelo tecido. Também possui nódulos salientes nas costas para reduzir a aderência do tecido ao corpo. Tudo para aumentar o conforto.Em alguns casos, como o da seleção inglesa, existe até desenvolvimento de camisas em conjunto com a Nasa. Trata-se de um tecido confeccionado com fios de prata que dá estabilidade térmica ao corpo e reduz o desgaste físico.

Software de treinamento

Muito além das velhas pranchetas, os técnicos de futebol hoje em dia usam modernos softwares de tática de jogo. Por exemplo: algum lance do 10 tempo que não agrade ao técnico é reproduzido imediatamente no seu programa de computador para que ele explique, no intervalo aos seus jogadores.

Scout digital

Durante uma partida, o preparador físico e o fisiologista anotam dados diretamente num programa de computador para tabular o desempenho do jogador em determinadas situações da partida. Assim, com estatísticas de vários jogos nas mãos, eles podem fazer um tipo de treinamento físico específico para cada atleta.

Chuteiras otimizadas

Parcerias com laboratórios de desempenho humano produzem chuteiras cada vez mais leves, com distribuição de peso relativizada. Uma nova chuteira usada por Michael Ballack, craque da seleção alemã, pesa 290 gramas e tem 40 gramas a mais na ponta da chuteira para que o centro de gravidade esteja na parte de impacto. Isso aumenta a velocidade da bola em 3%.

Continua após a publicidade

Replay no celular

Os gols ou principais lances do Mundial da Alemanha poderão ser baixados em 3 dimensões pelos aparelhos celulares. Os lances serão reconstituídos pelo computador e repassados aos celulares quase em tempo real, em diversos ângulos e em câmera lenta.As imagens serão transmitidas aos celulares por UMTS, GSM, TV em banda larga (DVB-H) e internet. A operadora que tem contrato com a CBF mostrará entrevistas dos jogadores da seleção brasileira e gols do seleção.

Bola inteligente

Agora é possível saber no mesmo instante se a bola passou ou não a linha do gol e também das laterais do campo. Essa bola tem um conjunto de chips no seu interior que emite um sinal para o árbitro através de um ponto eletrônico ou de uma braçadeira.

Cinema no estádio

Telões de alta definição mostrarão o jogo em tempo real direto no placar eletrônico dos estádios da Copa da Alemanha. Tudo isso em imagem digital e perfeita. Mas não espere ver replays de lances polêmicos no telão do estádio porque a Fifa, com a intenção de proteger a integridade do juiz, não libera…

Comunicador de árbitro

Já testado na Europa e agora também lançado no Brasil, o rádiocomunicador para os árbitros vai ajudar a resolver mais rapidamente as polêmicas sobre algumas decisões difíceis. Se o juiz tem dúvida em alguma jogada, pode consultar imediatamente o auxiliar sem precisar se deslocar novamente no campo.

Súmula eletrônica

É uma espécie de palmtop que funciona como um banco de dados com informações de todos os jogadores envolvidos na partida. Essa súmula previne irregularidades antes mesmo de o atleta entrar em campo.

Continua após a publicidade
Publicidade