Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Memes no vestibular: 5 questões engraçadas que já caíram em provas

Lembra do NanoKid no ENEM? E do bronzeamento artificial em lâmpada incandescente? Mate a "saudade" dessas e de outras questões bem-humoradas.

Por Bruno Vaiano Atualizado em 8 jan 2021, 17h54 - Publicado em 27 nov 2018, 16h30

A SUPER listou os easter eggs inesquecíveis da história do vestibulando brasileiro. A trívia do cursinho começa agora:

1. NanoKid

O composto químico orgânico magrelo apareceu no ENEM de 2013 (no caderno amarelo do primeiro dia, era a questão 77) e desde então conquista corações em livros didáticos. Veja a questão original abaixo:

.
ENEM 2013/Reprodução
.
ENEM 2013/Reprodução

2. Bronzeamento com lâmpada

O NanoKid não foi uma zoeira eventual de professores normalmente ranzinzas. Na verdade, ele é o ápice de uma longa escalada de gracinhas no ENEM. Vide esta questão de 2012, a 76 do caderno amarelo. Você pode até tirar uma com a moça que tentou se bronzear à luz da lâmpada incandescente. Mas que atire a primeira quem assinalou a alternativa correta naquele longínquo domingo de 2012.

.

Não é preciso dizer que os memes pós-prova não perdoaram ninguém:

3. Garfield fora de forma

Para quem não achou graça no bronzeamento artificial, a tirinha abaixo decorava o mesmíssimo ENEM de 2012. Afinal, para que colocar uma brincadeira se você pode colocar duas?

Continua após a publicidade
.
ENEM 2012/Reprodução

Dá até para fazer um combo de piadas com a edição de 2012. Que seria mais fácil de entender, é claro, se alguém ainda se lembrasse do conteúdo da prova.

4. Frases de para-choque

Na prova de conhecimentos gerais da Unesp, em 2011, uma suposta frase de para-choque de caminhão introduzia o vestibulando a uma acalorada discussão taxonômica: afinal, cavalo marinho é peixe ou não é?

.
Unesp 2012/Reprodução

.

.

Unesp 2012/Reprodução

Se Pedrinho e sua turma são bons de biologia, fica a critério do candidato. Mas uma coisa é certa: eles têm discussões bem mais intelectuais que as dos amigos deste repórter nos tempos de ônibus escolar.

5. Mundo animal

Às vezes o humor não é intencional. Como no caso desta fofíssima descrição da vida, hábitos e habitat de um pequeno tamanduá sul-americano chamado “tamanduaí” – que, ao que tudo indica, é um bocado promíscuo. Muitos candidatos lamentaram no Twitter não alcançar o mesmo sucesso no amor. Nem precisa dizer o óbvio: esta pérola estava no ENEM 2012. Um grande ano para o humor vestibulando.

.
ENEM 2012/Reprodução

Também, com essa carinha, você queria o quê?

.

Continua após a publicidade
Publicidade