Clique e Assine SUPER por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

NePAItismo: 49% dos deputados vêm de famílias de políticos

Rodrigo Maia, o Novo Presidente da Câmara, tem mais parentes na política do que o Poderoso Chefão tem afilhados. E ele está longe de ser exceção.

Por Ana Carolina Leonardi
Atualizado em 31 out 2016, 19h02 - Publicado em 14 jul 2016, 14h00

“Acho que já ouvi esse sobrenome antes…” é uma impressão que todo mundo tem ao escutar os nomes dos deputados federais eleitos em 2014. Rodrigo Maia (DEM-RJ), presidente recém-eleito da Câmara e filho do ex-prefeito do Rio de Janeiro, César Maia, está longe de ser exceção. Ele faz parte do nada seleto grupo de 249 deputados que receberam a carreira política como herança.

Os dados são da ONG Transparência Brasil. A organização calculou que 49% dos deputados atuais têm pais, avós, mães, primos, irmãos ou cônjuges na política. É a maior panelinha eleitoral desde 2002.

Mas a ideia de dinastias políticas não é nova. Como apontou a Agência Pública, existem herdeiros políticos com raízes que remontam ao tempo do Império. José Bonifácio de Andrada e Silva – “ministro do Reino e dos negócios estrangeiros” – em 1822, foi deixando descendentes políticos ao longo da história. O atual deputado Bonifácio de Andrada, do PSDB de Minas Gerais, é a quinta geração política.

Em quase todas as profissões existe o famoso Q.I. (quem indica). São contatos importantes na área que ajudam o profissional a ganhar influência – de formas mais ou menos éticas, dependendo da situação. Na política, o peso da indicação é ainda maior: carrega consigo aliados, financiamentos e eleitorado. Mais que isso, torna a política um jogo de cartas geneticamente marcadas.

Continua após a publicidade

O novo presidente da Câmara é o exemplo perfeito das relações familiares na política brasileira. Sua árvore genealógica lembra a das monarquias europeias no século 16, época em que praticamente todos os reis e rainhas de lá eram, de alguma forma, parentes.

Além do pai prefeito, Rodrigo hoje divide o Congresso com outros dois primos, Felipe (deputado do Rio Grande do Norte pelo DEM) e José Agripino Maia (senador do mesmo estado, pelo mesmo partido). Felipe é filho de José, que é filho do ex-governador Tarcísio Maia e sobrinho do ex-senador e ex-governador da Paraíba João Agripino Filho… Fora os outros primos mais distantes da família Maia no Nordeste do país.

O substituto de Eduardo Cunha já chega mostrando que filho de peixe, peixinho é – e a cada quatro anos, nós pescamos do mesmo cardume.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.