Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

A energia que caiu do céu

Dois pesquisadores europeus estão propondo o uso de turbinas de aviões velhos ou acidentados para a geração de energia elétrica para os países do Terceiro Mundo, que dependem de eletricidade proveniente de geradores a óleo diesel.

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h51 - Publicado em 30 nov 1990, 22h00

Em matéria de fontes alternativas de energia, a criatividade já chegou ao uso de sucata. Dois pesquisadores europeus, um inglês e um espanhol, propõem o uso de turbinas de aviões velhos ou acidentados para a geração de energia elétrica de apoio em horários de maior consumo. Seria uma boa solução, segundo eles, para países do Terceiro Mundo que dependem de eletricidade proveniente de geradores a óleo diesel para esse fim. A usina com turbinas de aviões, em seus cálculos, teria custo um terço menor.

No avião, a turbina, movida a querosene, gira e faz o ar passar através dela, empurrando o avião para frente. O giro aciona um dínamo, que produz a energia elétrica. Na usina dos europeus, três turbinas ligadas em sequência aumentam o fluxo de are geram mais energia do que uma turbina simples num avião. O ar que sai pela última ainda pode ser aproveitado para mover um gerador a vapor. Se o combustível do sistema for gás natural, ou sintetizado a partir do carvão, as modificações nas turbinas seriam poucas, e todo o conjunto produziria um tipo de energia limpa, não poluente.

 

 

 

 

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.