GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

A terra em um computador

Saiba mais sobre a máquina capaz de fazer 35 trilhões de cálculo por segundo.

Rafael Kenski

As geladeiras ultra high tech aí em cima são o computador mais rápido do mundo. Trata-se do Earth Simulator (“Simulador da Terra”), uma máquina em Yokohama, Japão, capaz de fazer 35 trilhões de cálculos por segundo. É uma potência igual à dos outros quatro maiores computadores do planeta somados. Para saber do que ele é capaz, a Super conversou com Tetsuya Sato, diretor-geral do computador.

Qual é a principal função do Earth Simulator?

Queremos simular o sistema climático global com grande precisão. As simulações tradicionais dividem o mundo em várias partes – a atmosfera, os oceanos e os ecossistemas – e depois juntam tudo, o que dificulta saber como elas interagem. Não temos esse problema. Podemos reunir todos esses parâmetros em uma só simulação. Além disso, usamos a máquina para fazer pesquisas em outras áreas, como medicina, biotecnologia, física e informática.

Ele prevê catástrofes?

Já simulamos um tufão, mas ainda não sabemos até que ponto ele reflete a realidade. Quanto a terremotos, serão precisos mais cinco anos até conseguirmos prevê-los. Também estamos simulando o planeta para os próximos 100 anos, para saber qual será a temperatura.