GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

A Turma da Cozinha chega ao CD-ROM

Surge a primeira história interativa nacional para o público infanto-juvenil

Carlos Soabra

Os personagens Macarrão e Cebola são os protagonistas principais do primeiro CD-ROM brasileiro para o público infanto-juvenil. A história, que se desenrola em interação com o usuário, tem também coadjuvantes: o lusitano Azeite, a Maçã e o malandro Banana, além da Pêra, da Couve-flor, do Alface e do Brócoli.
Um cozinheiro assume o papel de narrador do roteiro, que pode ter três finais. Em dada altura o “leitor” é chamado a decidir seu voto numa eleição entre os candidatos Macarrão e Cebola. No menu principal do programa, ao se clicar em algum objeto, coisas diferentes acontecem (veja as telas reproduzidas nesta e na próxima página).
Desenvolvida pela Trattoria di Frame, a fábula criada por Marta de Mello e Souza é compatível simultaneamente com as plataformas Windows e Macintosh. O CD-ROM também pode ser ouvido num toca-discos a laser comum, pois possui as músicas em trilhas separadas de som.

1 – Portas do jogo
Parece apenas uma cozinha, mas não é: nesse desenho, cada figura dá inicio a uma brincadeira. Quando se clica no buraco do rato (à esquerda da geladeira) surge um labirinto de canos, onde se tenta caçar o rato. Clicar na torradeira faz com que as torradas saltem e acionar a porta do forno de microondas provoca sua abertura. Lá dentro do forno, personagens diversos estão criando situações engraçadas.

2 – A hora da cebola
A Cebola ocupa o “palco” do microondas. Carrancuda, ela é a vilã da história, mas vez por outra conquista o jogador. Se quiser ouvir outra vez, e só clicar no Ícone “de novo” (o terceiro da direita, de cima para baixo).

3 – Dica do narrador
Na tela acima, se a cebola não agradou, clique na panela para mudar de quadro. Ou no cozinheiro, e aparece a tela ao lado. O cozinheiro dá instruções sobre o que se pode fazer em seguida, como se estivesse lendo o índice do livro eletrônico.

4 – Karaokê das comidas
Desta vez, o forno de microondas mostra um coral inteiro de personagens: a Maçã, o Banana, o Alface e um trio de nabos. Cada um deles com voz e personalidade própria.

5 – Voto eletrônico
Última cena. Os personagens esperam a vez para votar nos candidatos Cebola e Macarrão. Mas sempre dá empate. Você resolve, também pelo voto, quem é o melhor.