PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Anjos nanicos

mais avançada em funcionamento é uma máquina menor que um grão de arroz, desenvolvida por pesquisadores da Universidade Tohuku, no Japão.

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h33 - Publicado em 28 fev 2002, 22h00

A medicina já conta com tecnologia capaz de encolher instrumentos de diagnóstico e intervenção a um tamanho que permite sua fácil introdução no corpo humano. Nos laboratórios de nanotecnologia, engrenagens são criadas a partir da manipulação de átomos. A mais avançada em funcionamento é uma máquina menor que um grão de arroz, desenvolvida por pesquisadores da Universidade Tohuku, no Japão. Trata-se de um minúsculo cilindro capaz de nadar ao longo das veias e carregar remédios até tecidos infectados ou tumores espalhados pelo corpo. Os movimentos da cápsula são controlados por meio da criação de um campo eletromagnético que permite guiá-la com enorme precisão. Se as previsões da chamada nanociência estiverem certas, em 20 anos conseguiremos fazer mais coisas com um computador que caiba na palma das nossas mãos do que com todas as máquinas de hoje somadas.

• Em 1990, pesquisadores da IBM escreveram o nome da companhia em uma placa de metal microscópica. As letras I, B e M foram desenhadas com apenas 35 átomos cada uma.

• No ano passado, cientistas da Universidade da Califórnia anunciaram a criação de um nanolaser, que é mil vezes mais fino que um fio de cabelo.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.