GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Anjos nanicos

mais avançada em funcionamento é uma máquina menor que um grão de arroz, desenvolvida por pesquisadores da Universidade Tohuku, no Japão.

A medicina já conta com tecnologia capaz de encolher instrumentos de diagnóstico e intervenção a um tamanho que permite sua fácil introdução no corpo humano. Nos laboratórios de nanotecnologia, engrenagens são criadas a partir da manipulação de átomos. A mais avançada em funcionamento é uma máquina menor que um grão de arroz, desenvolvida por pesquisadores da Universidade Tohuku, no Japão. Trata-se de um minúsculo cilindro capaz de nadar ao longo das veias e carregar remédios até tecidos infectados ou tumores espalhados pelo corpo. Os movimentos da cápsula são controlados por meio da criação de um campo eletromagnético que permite guiá-la com enorme precisão. Se as previsões da chamada nanociência estiverem certas, em 20 anos conseguiremos fazer mais coisas com um computador que caiba na palma das nossas mãos do que com todas as máquinas de hoje somadas.

• Em 1990, pesquisadores da IBM escreveram o nome da companhia em uma placa de metal microscópica. As letras I, B e M foram desenhadas com apenas 35 átomos cada uma.

• No ano passado, cientistas da Universidade da Califórnia anunciaram a criação de um nanolaser, que é mil vezes mais fino que um fio de cabelo.