Assine SUPER por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Apertem os cintos, o caminhoneiro sumiu!

Depois dos carros autônomos, surgem os caminhões sem motorista. Conectados por wi-fi em um comboio inteligente, eles economizam até 10% de combustível

Por Ana Carolina Leonardi
Atualizado em 31 out 2016, 19h01 - Publicado em 8 abr 2016, 18h45

Seis comboios de caminhões sem motorista se encontraram em Amsterdã depois de mais de um mês viajando pela Europa. Foi a primeira vez que esse tipo de veículo atravessou fronteiras nacionais, como parte do Desafio 2016 de Comboios de Caminhão da União Europeia.

Os caminhões participantes não eram apenas inteligentes individualmente – o comboio era controlado via wi-fi. Com todos os veículos em comunicação automatizada o tempo todo, era possível manter uma distância bem menor entre um e outro do que com caminhões dirigidos por motoristas.

A necessidade de manter uma distância grande do carro à frente tem a ver com o tempo de reação do motorista. O ser humano não consegue frear exatamente assim que perceber que o trânsito está desacelerando. Já a ação do computador é imediata e, através da conexão entre os caminhões, todos freiam de forma coordenada e segura.

Com uma menor distância entre os veículos, sobra mais espaço na estrada e o congestionamento melhora. Além disso, todo veículo precisa vencer a resistência do ar para se mover e isso gasta combustível.

LEIA: O fim dos carros como você conhece​

Continua após a publicidade

Como no comboio inteligente os caminhões ficam perfeitamente alinhados e próximos, a resistência do ar sobre o conjunto é menor do que seria se todos estivesse se movendo separadamente e o gasto de gasolina diminui em até 10%. Por isso, a organização do desafio acredita que, quando esse tipo de tecnologia se popularizar, o transporte deve se tornar mais eficiente e mais barato.

O evento começou em 29 de março. Cada caminhão tinha um motorista humano para casos de emergência e manobras de volante mais complicadas. Seis empresas participaram, cada uma com um comboio: a DAF Trucks, a Daimler Trucks, a Iveco, a MAN Truck & Bus, a Scania e a Volvo. Eles seguiram um caminhos diferente, partindo da Bélgica, Alemanha e Suécia, e todos se encontraram na Holanda.

LEIA TAMBÉM:
Fórmula 1 sem pilotos mostra seu novo – e assustador – carro
– Supercaminhões para supercargas
– Carros autônomos do Google deram problema 341 vezes enquanto andavam 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.