Aplicativos ajudam a compreender depressão pós-parto, asma e problemas cardiovasculares

O ResearchKit, divulgado essa semana pela Apple, é um conjunto de apps que facilita a coleta de dados e informações sobre doenças.

Atualizado em 31 out 2016, 18h59 - Publicado em 22 mar 2016, 15h30

A pesquisa científica na área da saúde acaba de ficar um pouquinho mais fácil: agora, os cientistas vão poder coletar dados usando aplicativos para iPhone e iPad. O ResearchKit, como é chamado o conjunto de apps, tem como objetivo colher informações sobre doenças a partir de testes específicos feitos pelo celular. A ideia é compreender os efeitos do ambiente, do clima e da alimentação em cada cada enfermidade.

Por enquanto, apenas três aplicativos compõem o kit: o PPD Act, que estuda sintomas da depressão pós parto, ajudando a compreender suas causas; o MyHeart Counts, que colhe dados sobre a predisposição para problemas cardiovasculares, e o The Asthma Health, que coleta informações sobre asma. Todos eles são gratuitos e foram desenvolvidos por universidades conceituadas nos Estados Unidos, como a  Universidade da Carolina do Norte (que desenvolveu o PPD Act) e a Icahn School of Medicine (que criou o The Ashtma Health).

Leia:
27 aplicativos para salvar o mundo
8 aplicativos de iPhone e Android que melhoram o seu dia

Cada app funciona de um jeito. O The Asthma Health, por exemplo, pede que os usuários forneçam dados sobre ataques de asma em diferentes períodos do dia, enquanto o MyHeart Counts faz com que seus participantes caminhem e realizem outros exercícios físicos e, depois, respondam algumas perguntas. Já o PPD Act, além de pedir que as usuárias completem um questionário sobre sintomas como ansiedade, tristeza e perda de peso, também envia um kit de testes de DNA para as mulheres que, pelos dados, se encaixam no perfil da doença – a ideia é colher amostras genéticas de várias mulheres que sofrem da doença para comparar com aquelas que não sofrem e, a partir disso, tirar conclusões sobre as causas da depressão pós parto.

O bacana é que o kit é open source, ou seja, tem código aberto. Isso significa que, em tese, qualquer conjunto de pesquisadores de qualquer lugar do mundo pode criar um aplicativo baseado no ResearchKit para levantar dados sobre doenças. A Apple apontou, por exemplo, que pesquisadores nos Estados Unidos estão trabalhando em testes de audiometria, de medição de estímulos neurais e de memória.

Todos os dados dos participantes serão protegidos por criptografia, principalmente o das mulheres que precisarem fornecer seus endereços para receber o kit de teste de DNA do PPD Act. Os participantes também vão poder acompanhar o andamento das pesquisas e serão notificados sobre novidades.

Por enquanto, os estudos dos aplicativos estão sendo usados apenas na Austrália, em alguns países da Europa, no Japão, na China e nos Estados Unidos, mas a ideia é espalhar os dados e os apps ao máximo para garantir resultados cada vez mais precisos.