GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Aproveite Celular

Dicas de como aproveitar o que o celular tem para oferecer.

Ponha GPS no seu celular – Médio

Imagine que você pagou uma nota num smartphone e ele não tem GPS. Sem problema. A versão móvel do Google Maps usa as antenas de telefonia para simular esse recurso. Baixe o programa no aparelho, em m.google.com/maps. Aperte “0” e ele mostra onde você está.

Navegue na web sem web – Médio

Você morre de inveja de quem navega na web com o celular? Se o seu aparelho roda aplicativos em Java, comemore. Digite operamini.com no browser do seu telefone e baixe o navegador gratuito que dá zoom como o iPhone e “comprime” os sites.

Monitore sua vida online – Fácil

MSN – Seus amigos ficam sempre à mão numa parceria da Microsoft com empresas de celular. Consulte sua operadora e avalie os preços. Vale para o Live Messenger.

Orkut – A rede social mais popular do Brasil tem o recurso para várias operadoras. Entre na configuração do seu perfil e habilite.

Twitter – O Twitter funciona como um SMS internacional, mas é um tanto caro. É só cadastrar seu número de telefone com os prefixos locais e internacionais.

Paquerar (bluejacking) – Expert

Claro que nada substitui uma cantada ao vivo, mas não custa dar uma chance à tecnologia. Programas como o Easy Jack 2 (www.bluejackingtools.com/java/easyjack-20) mandam mensagens a outros celulares próximos por meio de um sistema de transmissão de dados sem fio, o bluetooth. Siga o tutorial e vá à caça. Não garantimos que você irá achar o par ideal imediatamente. Mas, automatizando a paquera, quem sabe as chances não aumentam.

Economize na conta – Fácil

Voz

Não precisa falar como um robô para economizar uns trocados. Cadastre o telefone de amigos, familiares e contatos mais usuais no seu plano. Consulte sua operadora. É uma facilidade incrível e de satisfação garantida, principalmente para seu bolso.

Dados

É sensacional poder trocar informações pela rede de celular. Mas ver o peso disso no orçamento no final do mês não é nada agradável. Ao usar isso, acostume-se a fugir de sites imensos. Procure antes o serviço móvel dele. Muitos têm isso logo na home.

Salve-o da privada – Médio

Pode parecer mentira, mas esse tipo de acidente é muito mais comum do que a maioria das pessoas imagina. No ano passado, uma pesquisa mostrou que, só na Inglaterra, cerca de 855 mil aparelhos mergulham sanitário abaixo por ano. A melhor opção, claro, é retirar o celular da água (eca!) e levá-lo a uma assistência técnica. Mas, se você quiser economizar, pode tentar um salvamento de emergência (por sua conta e risco):

1) Tire o celular do vaso imediatamente.

2) Remova bateria e chip. Não ligue o aparelho: isso vai detoná-lo de vez.

3) Deixe o telefone desmontado, secando na sombra, isso pode demorar alguns dias, até não haver mais sinal de umidade por dentro da tela ou em outras partes. Para ajudar no processo, você pode fechá-lo em um saco plástico com pacotinhos de sílica).

4) Monte tudo, respire fundo, reze um pai-nosso e boa sorte.

Acabe com spam no celular – Fácil

Você já reparou que algumas operadoras gostam de fazer propaganda no seu celular com mensagens não solicitadas e nas horas mais impróprias? Se você acha isso realmente uma chateação, reclame. Elas são obrigadas a parar de mandar esse lixo em forma de auto-elogio. Mas reclame mesmo. E se vingue. Reclame de novo, se necessário.