Astronautas medievais: Nasa cria cota de malha para ser usada no espaço

Um remix de armadura de Game of Thrones com impressão 3D.

Por Ana Carolina Leonardi Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 27 abr 2017, 16h16 - Publicado em 27 abr 2017, 12h37

Para ir à Marte, vista seu look Jon Snow. As cotas de malha foram usadas debaixo de armaduras (em mundos fictícios e na Era Medieval) para proteger cavaleiros de golpes de espada. Feito de argolas de metal entrelaçadas uma a uma, era um tecido pesadão que demorava horrores para ser produzido.

Séculos depois, a Nasa resolveu se inspirar nas cotas de malha para criar um tecido que pode nos ajudar a sobreviver no espaço. E o melhor: nem precisa chamar o ferreiro do vilarejo.

A cota de malha espacial é impressa em 3D, o que significa que as pecinhas já são criadas interligadas. Menos trabalho, mais velocidade e mais resistência no tecido.

Além disso, o Instituto de Tecnologia da Califórnia, parceiro da Nasa, criou um novo método de produção junto com a cota de malha, que eles chamaram de Impressão 4D. No computador, ao brincar com a geometria e as 3 dimensões do material, o cientista consegue programar diferentes utilidades para ele – e, nessa perspectiva, a quarta dimensão seria a função.

1001 utilidades

O protótipo criado pelo laboratório da Nasa é leve, dobrável e resistente. Poderia ser usado, portanto, como um “escudo” para naves contra meteoritos e como reforço para os trajes de astronautas, e até para forrar solos desnivelados ou congelados, criando pistas de aterrissagem on demand.

Cada uma dessas funções poderia ser programada e impressa direto no espaço, a depender da matéria-prima disponível na nave ou na base espacial.

Todas essas aplicações ainda são hipotéticas. O uso mais concreto já encontrado para o tecido é mais simples (mas igualmente importante).

O lado quadradinho do tecido, que aparece na foto de início, serve para refletir a luz e evita sobreaquecimento. Já o outro lado, na foto abaixo (que parece ainda mais uma cota de malha medieval) absorve o calor. Assim, brincar com esses dois padrões permite criar um sistema básico de controle de temperatura, que tende a ser hostil em outros planetas.

(JPL/Caltech/NASA)

No curto prazo, então, a Nasa pretende imprimir pequenas armaduras pensando no isolamento térmico dos trajes e das naves. Os novos revestimentos seriam mais eficientes e adaptáveis que a tecnologia usada hoje.

Já no futuro, esses tecidos podem ser usados para criar abrigos, barracas supertecnológicas, no mínimo. Com a volta do homem ao espaço, a intenção é que você aperte o botão Imprimir e saia da nave com um tecido multiuso, para criar os primeiros puxadinhos marcianos ao melhor estilo da Távola Redonda.