Atrelados de gente e de aviões, os aeroporto japoneses têm ainda a desvantagem de estar situado próximo a cidades muito populosas, o que limita as horas de funcionamento por causa do barulho. A solução encontrada para contornar o problema foi o mar. Não só um aeroporto está sendo construído no meio da água, na Baía de Osaka, mas também a ilha que o sustentará. O futuro Aeroporto Internacional de Kansai, que deverá ser inaugurado em 1994, poderá operar durante a noite sem causa transtornos. A dor de cabeça passou para quem constrói o aeroporto-ilha, na busca de tecnologias que resolvam os problemas da difícil construção.
Feito o muro de contenção do mar, que envolve toda a ilha, começou-se a encher o buraco de pedra e terra. A matéria-prima vem de três montanhas próximas, que estão sendo talhadas até o chão. Só que a primeira camada do fundo do mar, sobre a qual está nascendo a ilha, é de 20 metros de solo aluvial de argila, mole e impregnado de água. Se a nova cobertura fosse simplesmente colocada lá, essa camada perderia água, consolidaria, e a ilha afundaria, se não completamente, pelo menos em alguns pontos. A saída encontrada para apressar a compactação inevitável foi a instalação de 1 milhão de drenos de areia. Os drenos empurram areia para dentro da camada de argila, forçando a água a sair e deixando um solo mais firme em seu lugar.