GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Carro disfarçado sobre a calçada vira portão

Protótipo desenvolvido no Japão pode ser estacionado na calçada, pois com um simples aperto de um botão, o automóvel se levanta e se disfarça de portão de casa.

Encontrar uma vaga para estacionar o carro, no Japão, é tão difícil que antes de comprá-lo é preciso apresentar um certificado de que se possui um lugar para deixá-lo. Num recente concurso de veículos originais e criativos entre os engenheiros da fábrica japonesa Toyota, um dos finalistas se propôs a resolver esse drama com o Town – House.

Enquanto está movimento, é um carro com quatro lugares, mais ou menos normal em sua aparência de bolha de vidro. Parado, seu lugar é em cima da calçada. Quando é estacionado, o simples apertar de um botão faz o Town-House se levantar e se disfarçar de portão da casa. Os bancos se dobram, as laterais do carro viram os batentes e o teto vira o próprio portão. “Imaginamos que se o carro funcionasse também como o portão da frente de uma casa, não haveria mais problemas de estacionamento”, disse Ryuji Matsuzawa, chefe da equipe de projetistas do Town – House.