GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Chão de estrelas

A galáxia mais próxima da Via Láctea é Andrômeda, distante 2 milhões de anos-luz da Terra e com 400 bilhões de estrelas.

As galáxias são gigantescos aglomerados de estrelas, poeira e gás unidos pela força gravitacional. Quase toda matéria existente no mundo encontra-se dentro das galáxias, que são classificadas, quanto ao seu formato, como espirais, elípticas e irregulares. No mundo das galáxias, as cifras sempre vêm acompanhadas de muitos e muitos zeros. Quer ver? A maior galáxia identificada até hoje tem um estranho nome: M87. Ela contém três trilhões de estrelas e é 15 vezes maior que a Via Láctea, a galáxia em que vivemos. Nossa galáxia, por sua vez, mede cerca de 100 000 anos-luz e contém aproximadamente 200 bilhões de estrelas. O Sol é apenas um desses astros e fica a 30 000 anos-luz do centro da Via Láctea. Para que ele complete o movimento de translação em torno da Via Láctea são necessários 220 milhões de anos. Satisfeito? Não se conhece exatamente qual o número total de galáxias do universo, mas sabe-se que elas estão na casa dos bilhões.

• A galáxia mais próxima da Via Láctea é Andrômeda, distante 2 milhões de anos-luz da Terra e com 400 bilhões de estrelas.