GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Com o rei na barriga

A maior residência particular do mundo. -RConcluído em 1984 depois de consumir 480 milhões de dólares, o palácio, batizado de Istana Nurul Iman, tem nada menos que 1 788 cômodos, 257 banheiros e uma garagem subterrânea que acomoda toda a coleção de 165 Rollsoyce e 63 Mercedes Benz de Hajji.

Um dos homens mais ricos do mundo mora em um palácio maior que o Estado do Vaticano, em Roma. O sultão de Brunei, que atende pelo nome de Hajji Hassanal Bolkiah Muhizzaddin Waddaulah, não mediu esforços nem dinheiro para erguer, na cidade de Bandar Seri Begawano, a maior residência particular do mundo. -RConcluído em 1984 depois de consumir 480 milhões de dólares, o palácio, batizado de Istana Nurul Iman, tem nada menos que 1 788 cômodos, 257 banheiros e uma garagem subterrânea que acomoda toda a coleção de 165 Rollsoyce e 63 Mercedes Benz de Hajji. Na frente da mansão, um lago artificial reflete sua arquitetura digna de um conto de Sherazade. Ah! Nos fundos há também um zoológico particular com centenas de espécies de animais. A fortuna pessoal do sultão desse pequeno país árabe – que tem a sorte de ter uma imensa bacia de petróleo no seu subsolo – é avaliada em 40 bilhões de dólares. Os cômodos da casa de Hajji são tomados por obras de arte – Renoir e Gauguin são seus pintores favoritos – e decorados com vasos da dinastia Ming. Seu avião particular, um Boeing 747, passou por uma reforma de 10 milhões de dólares para poder acomodar móveis Luís XIV e uma banheira de hidromassagem.

• A casa mais inteligente do mundo pertence a Bill Gates, o dono da Microsoft. Com um custo de 55 milhões de dólares, levou sete anos para ser finalizada e conta com um sistema totalmente informatizado de comandos internos.

• A maior residência subterrânea dos tempos modernos é a Underhill, que fica em Holme, West Yorkshire, na Inglaterra, com uma área interna de 325 metros quadrados.