GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Criaram uma vending machine para carros na China

O sistema é semelhante aos das máquinas de refrigerante. A diferença é que ao invés de uma latinha, você recebe um Ford zero.

O Alibaba Group pode não ter uma marca tão valiosa quanto a da Google, mas está dominando o mundo aos poucos. Agora, a novidade da rainha chinesa do e-comerce foi realizar uma parceria com a Ford para criar uma vending machine gigante para carros, na China. Sim, eles pensam fora da caixa.

O sistema é muito semelhante aos das máquinas de refrigerantes ou doces – é completamente automatizado. Você escolhe o modelo de carro que deseja, paga a entrada e observa o veículo sair na hora para você, graças às plataformas giratórias. Toda a interação é feita através do aplicativo Tmall, que fornece todas as informações necessárias sobre cada modelo. Se você não tiver problemas ou dúvidas durante o processo, poderá comprar um carro com zero interação humana. De fora, a “máquina” parece um prédio – um daqueles estacionamentos verticais que ocupam um edifício inteiro.

As máquinas também permitem test drive de três dias. Basta solicitar pelo aplicativo e ao fim do período optar por comprar ou testar outro carro. Para provar que é você mesmo, basta tirar uma selfie no local e o sistema de reconhecimento facial da empresa cuida de tudo.

Para evitar que imprevistos aconteçam, como alguém deixar de devolver o carro, a Alibaba criou um critério: você precisa ter ao menos 700 pontos no sistema de crédito social do governo Chinês, um método implementado ano passado para medir o nível a reputação de um cidadão do país. Quem tiver uma nota menor terá que pagar caro pelo test drive.

A vending machine começou a funcionar ontem (26), na cidade de Guangzhou. Até 10 modelos da Ford estão disponíveis e, dependendo da aceitação do público, o projeto pode se expandir para outras cidades do país. Não há planos para máquinas fora da China. Veja o vídeo: