GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Detalhes nunca vistos de Vênus

Sonda americana Magalhães acabou superando as expectativas e chegou sem danos a Vênus, seu destino final, e as primeiras imagens enviadas à Terra causaram surpresa, pois sugerem que esse planeta teve uma vida geológica mais intensa do que se imaginava.

Depois de perder contato com a Terra diversas vezes, a sonda americana Magalhães acabou superando as expectativas dos seus idealizadores. Chegou sem danos a Vênus, seu destino final, e as primeiras imagens enviadas à Terra causaram surpresa, pois sugerem que esse planeta teve uma vida geológica mais intensa do que se imaginava. Elas mostram, por exemplo, estranhas fraturas cruzadas, possivelmente geradas por atividades por atividade vulcânica. Também se vêem manchas que lembram derrames recentes de lava.

Ainda não é possível fazer um julgamento definitivo. “Nunca vimos nada parecido, seja em Vênus, ou em outros planetas”, afirma o responsável pela sonda, o americano Stephen Saunders, do Laboratório de Jatopropulsão, associado à Nasa. De qualquer maneira, os cientistas esperam colher informações valiosas, nos próximos meses, já que a Magalhães pode discernir detalhes de até 120 metros, dez vezes menores que qualquer outro instrumento anterior. Equipada com um radar, consegue ver através das espessas nuvens que cobrem Vênus permanentemente.