GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Eletrônicos: Novidades para todos os gostos

As em indústrias apresentam a mais nova safra de equipamentos portáteis que prometem facilitar a vida de todos os dias - em casa, no trabalho, na rua e até no bar

A palavra inglesa gadget tanto pode designar um equipamento ou dispositivo engenhoso como um acessório de atividade bastante duvidosa. Na última Feira de Eletrônica de Chicago, realizada no ano passado, o que se viu foi um festival dessas engenhocas – que muitas vezes se reúnem os dois significados. Ninguém duvida que um alarme contra a radiação atômica, que cabe em qualquer bolso, é engenhoso – mas todos torcem para que não venha a ter utilidade alguma. Aliás, nos novos lançamentos da indústria eletrônica os alarmes vivem disparando. Um dos mais solta e sinais de alerta, por exemplo, entre em ação para advertir os pais de que o filho está se afastando além de certa distância.

Para quem gosta, o admirável mundo novo da eletrônica e para todos os usos é um prato cheio: o mais apressadinho pode ser acordado por um despertador e uma xícara fumegante de café preparado automaticamente pelo mesmo equipamento. É interessante notar que, se antes se dizia que muita coisa podia ser feita pelo homem com um mero apertar de botões, hoje em dia até o simplíssimo ato de apertar tecla está sendo aposentado: relógios diz com telefones, canetas de luz programam aparelhos de vídeo.

Os lançamentos mostram ainda que na eletrônica não há limites para o que pode ser miniaturizado: uma copiadora Xérox pode ser portátil.

E, como qualquer aparelho parece caber na palma da mão, não é absurdo imaginar que numa única maleta- executivo uma pessoa possa levar telefone,, gravadoras e projetor de vídeo, calculadora e ainda um dicionário – eletrônico, naturalmente. Além isso, a tecnologia caminha no sentido de juntar duas com mais funções em pequenos objetos: régua funcionam como calculadora, canivetes carregam grande fiadores e porta-fita adesiva, relógios acendem cigarros – quando não substituem a agenda de telefones.