Esse menino de 6 anos fatura R$ 36 milhões por ano avaliando brinquedos no Youtube
De acordo com a Forbes, Ryan é o único na lista de youtubers mais ricos do mundo com menos de 10 anos – tudo isso apenas filmando os brinquedos que ganha
Todo mundo já foi criança, e todo mundo já ganhou ao menos um brinquedo. Eis que ter deixado de filmar cada segundo desses momentos pode ter sido jogar no lixo um bilhete de loteria premiado. Ryan que o diga. Com apenas seis anos ele faz exatamente isso da vida: filma os brinquedos que ganha e posta no YouTube. Brincadeira de criança que fez dele um dos maiores youtubers do planeta, com uma renda de R$ 36 milhões por ano.
O canal de Ryan tem um título pouco criativo, mas muito prático. Ryan ToysReview (Avaliações de Brinquedos do Ryan, em português). A ideia é que ele dê suas impressões sobre as novidades do mundo dos brinquedos. “Avaliações de brinquedos para crianças, feitas por uma criança”, diz o slogan do canal.
De acordo com a Forbes, o canal foi o oitavo mais lucrativo do mundo em 2017. Os 11 milhões de dólares gerados durante o ano o transformou no único youtuber com menos de 10 anos a entrar na lista.
A coisa toda começou há dois anos, quando ele tinha apenas quatro anos de idade. “Ryan costumava assistir vários canais sobre avaliação de brinquedos – alguns de seus favoritos eram EvanTubeHD e Hulyan Maya – porque eles faziam vídeos sobre o desenho Thomas e seus Amigos”, afirmou sua mãe (que não revela seu nome), em entrevista ao site TubeFilter. “Um dia ele me perguntou ‘Por que eu não estou no YouTube junto com todas as outras crianças?’ Então decidimos: é, a gente pode fazer isso. Foi quando fomos à uma loja comprar seu primeiro brinquedo, um trem de Lego, e tudo começou aí”.
O sucesso não foi imediato. O primeiro vídeo de Ryan a fazer sucesso foi esse aqui, em que ele aparece quebrando um ovo de papel machê recheado com brinquedos automotivos. Deu certo. Publicada em julho de 2015 a gravação acumula até hoje mais de 800 milhões de visualizações, fez com que os seguidores da criança se multiplicassem exponencialmente, e que seu sucesso ultrapassasse figuras como Justin Bieber. No auge da popularidade, Ryan ficou quase 20 semanas em primeiro lugar entre os vídeos mais assistidos da rede.
Hoje ele possui 10 milhões de inscritos. Sua fama, no entanto, é muito maior. Seu vídeo de mais sucesso é o que aparece acima. A produção já acumula mais de um bilhão de visualizações desde que foi publicado em abril de 2016 – um exagero de visualizações mesmo se comparado a gigantes da rede social; Whindersson Nunes, o maior youtuber brasileiro tem 25 milhões de seguidores, e seu vídeo mais famoso é Qual a Senha do Wifi, uma paródia musical com 60 milhões visualizações.
Ryan ainda tem em seu canal uma seção só com experimentos científicos realizados por ele. As produções incluem desde a fabricação caseira de lâmpadas de lava até testes onde ele analisa o que acontece quando marshmallows são expostos ao vácuo.
Seus pais afirmam que a maioria dos brinquedos é doada para a caridade, após Ryan filmar suas impressões sobre a novidade. Como a própria descrição do canal diz “Ryan ama brinquedos”. E quem não ama, né Ryan? Com esse monte de dinheiro envolvido fica ainda mais fácil.