PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Estação espacial inflável

Grupo de cientistas do laboratório Lawrence Livermore, na Califórnia, propôs um projeto alternativo para o estabelecimento de uma base lunar e o envio de homens a Marte que consiste em utilizar estruturas infláveis tanto para a base lunar como para a estação orbital, que seria montada em módulos.

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h39 - Publicado em 31 jan 1990, 22h00

No vigésimo aniversário da descida do homem na Lua, ano passado, o presidente americano George Bush disse que os Estados Unidos devem preparar o estabelecimento de uma base lunar e o envio de um homem a Marte. Os mais céticos não levaram a sério a proposta porque ela custaria cerca de 400 bilhões de dólares em três décadas – três vezes a dívida externa brasileira. Um grupo de cientistas do laboratório Lawrence Livermore, na California, propôs um projeto alternativo, que custaria apenas 40 bilhões de dólares: utilizar estruturas infláveis, tanto para montar a base lunar como para uma estação orbital que faria as vezes de escala obrigatória de reabastecimento das naves em viagem.

As estruturas seriam confeccionadas em Kevlar, uma fibra muito resistente e muito leve, no lugar das estruturas grandes e pesadas feitas de metal, previstas na proposta original. A estação inflável, por exemplo, seria lançada espaço a bordo de um único foguete. E consistiria em sete módulos, cada um medindo 5 metros de largura por 15 de comprimento, capaz de abrigar uma tripulação de cinco astronautas.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.