Estacionamento eletrônico: é o fim do flanelinha
Sistema de estacionamento eletrônico encontra vagas nas ruas da cidade
Texto Dennis Barbosa
Uma nova tecnologia promete revolucionar a dura arte de estacionar o carro: quando a rua estiver lotada, bastará sacar o celular para saber qual é a vaga mais próxima. Tudo graças ao Streetview, um sistema que usa milhares de sensores digitais para monitorar as ruas da cidade e está sendo instalado em São Francisco, nos EUA (veja no infográfico). Além de facilitar a vida dos motoristas, a novidade também promete melhorar o trânsito. Um estudo feito nos EUA revelou que, em cidades apertadas como Nova York e São Francisco, até 45% dos carros presos em congestionamentos estão, na verdade, à procura de vagas para parar. O novo sistema, que custou US$ 23 milhões, não elimina totalmente a briga para parar o carro, pois não permite reservar uma vaga na rua (ganha quem chegar primeiro). Lugar garantido mesmo, só nos estacionamentos. E eles também estão chegando à era digital: o site Parking Carma, que gerencia os estacionamentos de 60 cidades dos EUA, permite reservar vagas via internet e com hora marcada. E tem outro grande diferencial: libera para estacionamento lugares que antes não eram abertos ao público – pois empresas e até pessoas físicas que tenham vagas disponíveis em suas garagens particulares podem alugá-las por meio do site.
Cadê a vaga?
O motorista quer estacionar na rua, mas todas as vagas estão lotadas. E agora? Em vez de ficar rodando a esmo até encontrar um lugar, ele pega seu smartphone (celular com internet e GPS) e acessa o site da prefeitura.
Rede sem fio
O site está conectado a uma rede de 6 mil sensores eletrônicos espalhados pelas ruas da cidade. Esses sensores utilizam ondas de rádio para determinar quais vagas estão livres.
“Próxima rua à direita”
No celular, aparece um mapinha indicando a vaga mais próxima. É preciso pagar para estacionar na rua – mas isso pode ser feito por meio do próprio telefone.