O aparelho é simples: um transmissor e um sensor de raios infravermelhos embutidos nas lanternas traseiras e um pequeno painel de lâmpadas nos espelhos laterais do carro. É o que basta para evitar a armadilha do ponto cego, região que fica escondida dos espelhos retrovisores do motorista devido à coluna traseira dos carros. O SideMinder criado pela empresa Siemens Corporation, na Califórnia, avisa o motorista da proximidade de outro veículo, impedindo batidas que costumam acontecer pela impossibilidade de ter uma visão completa. Ele funciona assim: o transmissor entre ondas contínuas de luz infravermelha, que são nada mais que calor. Quando batem num obstáculos, os raios são refletidos e captados por seis sensores supersensíveis, também instalados na lanterna. Os sensores enviam sinais que acendem as lâmpadas do espelho. O SideMinder funciona mesmo com os carros escuros, que absorvem e não refletem os raios. É que pelo menos um dos seis sensores vai, com certeza, captar o brilho de uma quina do capô do carro, que não tem área para absorver o calor.
Alerta para mudar de faixa
O sensor de raios infravermelhos avisa quando há um carro no ponto cego.
Transmissores e sensores de raios infravermelhos enviam e captam os reflexos provocados pelo carro que vem atrás.
Os sinais são transmitidos para um painel de pequenas lâmpadas que se acendem, nos espelhos retrovisores.