Existe vida inteligente fora da Terra?
Se existe, deve ser muito rara, já que na Terra há mais de 100 mil espécies animais e só uma tem inteligência.
Alexandre Versignassi
“No Universo? Garantido. Na nossa galáxia? Extremamente provável. Por que não encontramos aliens ainda? Talvez nossos equipamentos não tenham sensibilidade suficiente. Ou não sintonizamos o sinal de rádio correto.”
Paul Horowitz, físico da Universidade de Harvard e fundador do Seti, o grupo que procura sinais de inteligência extraterrestre em transmissões de rádio vindas do espaço.
“Se existe, deve ser muito rara, já que na Terra há mais de 100 mil espécies animais e só uma tem inteligência.”
Geoffrey Marcy, astrônomo da Universidade da Califórnia e pioneiro na técnica de encontrar planetas fora do Sistema Solar.
“Em todas as galáxias, deve haver pelo menos 10 bilhões de trilhões de planetas. Então por que só nós, jogados aqui num canto esquecido do Cosmos, seríamos afortunados?”
Carl Sagan, (1935–1996) astrônomo e pop star da divulgação científica.
– “Tudo aqui parece caótico: os rios não fluem em linha reta, os pólos são achatados… Nenhum ser sensato estaria disposto a morar nesta esfera.”
– “Bom, nesse caso, talvez os seres que a habitam não tenham inteligência.”
Conversa entre dois alienígenas ao se aproximarem da Terra, no primeiro conto de ficção científica da história, Micrômegas (1752), de Voltaire. O professor explica do jeito dele o ponto de vista de Einstein.