GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Foguete da Amazon decola e pousa em segurança

O New Shepard pode ser o primeiro foguete reutilizável da história

A companhia espacial Blue Origin, que pertence ao fundador da Amazon, Jeff Bezos, conseguiu uma façanha inédita: o foguete New Shepard foi lançado, alcançou altitude de 100 quilômetros, e depois retornou para a base, reduziu sua velocidade para 7 quilômetros por hora e pousou. O feito foi realizado com a ajuda de um paraquedas, e representa um impressionante avanço na área da tecnologia espacial. Hoje, nenhum foguete que vai para o espaço é reutilizado, já que é muito difícil que eles permaneçam intactos depois do pouso. Além de poupar o trabalho de construir um foguete do zero, a novidade também vai garantir uma economia considerável. O vídeo abaixo, lançado pela Blue Origin, mostra o processo:

Com isso, a empresa de Bezos avança contra a SpaceX, companhia do rival Elon Musk, outro guru da nova economia, criador da Tesla Motors, que faz carros elétricos. A SpaceX também vem tentando reutilizar foguetes, mas sem sucesso: no começo do ano, o foguete Falcon 9 afundou no mar durante o pouso.

Lançamentos comerciais, para turistas, podem começar em alguns anos. A empresa não começou a vender ingressos e nem anunciou preços, mas quem sempre quis ver a Terra de cima pode ficar preparado: a experiência poderá conceder até quatro minutos espaciais. Sem que o foguete fique destruído na volta.

Leia mais:
Viagem pelo espaço

Rússia quer voltar à Lua -e explorar ponto nunca visitado pelo homem