PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Futuro , você ainda vai ter um

Prepare seu cartão de crédito do futuro porque a alta tecnologia não nos deixará em paz com suas maravilhosas novidades.

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h31 - Publicado em 31 ago 2002, 22h00

Jô Elias

Num piscar de olhos

Segura mesmo é a fechadura que usa tecnologia de reconhecimento de íris para permitir (ou não) a entrada de pessoas na casa. A probabilidade de dois códigos de íris serem iguais é de uma em 10 elevada à 78ª potência. Em apenas um segundo, o sistema fotografa o olho. Então, busca semelhanças com as imagens em seu banco de dados. O modelo da LG custa cerca de 6 000 dólares.

DVD para levar na mala

O equipamento ao lado parece um notebook, mas é um DVD portátil. O LA95, da Panasonic, tem tela de 9 polegadas e bateria para até três horas de funcionamento longe da tomada. Sem falar no decodificador digital, na tecla zoom, menu de funções na tela, controle remoto, alto-falantes internos… Com a alta da moeda americana, sua comercialização no Brasil foi temporariamente cancelada. Mas você pode encontrá-lo lá fora por cerca de 2 500 dólares.

Telefone-babá

À primeira vista, este telefone não parece muito diferente dos outros. Mas o Gigaset 4015 Micro, da Siemens, é a salvação para os preocupados ou ansiosos demais com o cuidado de seus filhos pequenos. Ao “ouvir” o choro da criança, o aparelho liga automaticamente para o número que você programou. À venda na Europa por 130 euros.

Continua após a publicidade

Microondas a tiracolo

A equipe de design industrial da Brastemp teve a idéia: criar um microondas portátil. Em casa, é uma utilidade e tanto, seja para esquentar a mamadeira da criança de madrugada, sem sair do quarto, seja para aquecer a água do chá na mesa da sala. Há um cabo para conectá-lo ao acendedor de cigarros do automóvel. O produto, batizado de Micromobile, foi desenvolvido pela Whirlpool no Brasil. Será lançado mundialmente, não se sabe quando nem por quanto.

DVD, sem dúvida

Não duvide: daqui a pouco o velho e bom videocassete será peça de museu. Já está à venda o gravador de DVD. Este aqui é o DMR-E20, da Panasonic, que exibe vídeos e grava imagens a partir do sinal de TV, de outro aparelho de DVD, videocassete ou de uma câmera de vídeo. Além de ser mídia mais durável, o DVD permite que você assista ao programa gravado desde o seu início, mesmo antes de encerrar a gravação. Custa 5 000 reais.

Brinquedo para futuras gerações

Continua após a publicidade

A idéia era criar um produto educativo, misto de computador e brinquedo, que aliasse mídia digital às formas tradicionais de manipulação de elementos. Assim nasceu o protótipo Pogo, da Philips. Tudo acontece numa mesa digitalizada, que conta com uma câmera no alto, para capturar as imagens de coisas reais e desenhos feitos à mão. Na tela, as crianças podem mixar esses elementos com desenhos computadorizados, vídeos e som, criando complexas histórias virtuais.

Yes, nós temos HDTV

A gente ainda não dispõe de emissoras de TV transmitindo digitalmente, mas aparelho de ponta, fabricado em terra brasileira, isso a gente já tem. Segundo a Philco, o HDTV 32’’ Digital Ready é o primeiro 100% produzido no Brasil. O formato é Wide Screen (ou 16 x 9), uma tendência indiscutível quando se fala em TV no futuro. E se for conectado a uma CPU, funciona como monitor, permitindo acesso à internet. Preço: 6 509 reais.

Máquina de lavar calcinha

Este protótipo da Brastemp promete pôr fim a uma das polêmicas mais antigas entre os casais: finalmente, os maridos poderão se livrar das calcinhas penduradas no chuveiro. E as mulheres não irão mais reclamar que “não querem lavar cueca de ninguém”. Agora, se o sujeito não se der ao trabalho de colocar a cueca dentro da máquina, que fica ali, bem fácil, no próprio banheiro… recorra à garantia: mande-o de volta pra casa da mãe!

Continua após a publicidade

Cachorro antipulgas

Ele é, digamos, a Ferrari dos cães-robôs. A gracinha aí da foto atende (atende mesmo!) pelo nome de RodoDog e deixa as gerações anteriores de robôs caninos no chinelo. Sem querer humilhar Aibo e sua turma, o fato é que a criação da RoboScience tem um monte de recursos bacanas. Ele executa 60 tarefas verbais, que podem ser controladas por voz ou remotamente do PC. No lugar do focinho traz uma câmera para espiar tudo o que se passa à sua volta. E ainda agüenta o peso de uma criança nas costas. O preço é que não é brinquedo: 28 500 dólares.

Baba, baby…

Com um aparelho de som desses na sala, é bom instalar, logo na entrada, um pote enorme de sal grosso, pois o olho gordo vai ser forte. O BeoSound 9000 aceita até seis discos, tem memória para 200 títulos e ainda permite troca de comandos com o computador. Explica-se: usando um software da Bang & Olufsen, fabricante do sound system, você pode ouvir, na sala, todas as músicas em MP3 armazenadas no micro. Ou então, quando estiver no PC, pode ouvir um dos seis CDs que estão no aparelho. Custa 5 000 dólares.

Sofá ligadão

Continua após a publicidade

Chega a ser irritante ver todos aqueles controles remotos espalhados por sofá e mesa de centro. Pior ainda é não encontrá-los na hora certa! Com o Q4, protótipo da Philips, acabou essa desordem. O sofá esconde aparelho de som, controle de TV e pode vir acompanhado até de um projetor de vídeo. Cada um dos quatro módulos é formado por um quadrado de 140 x 140 cm e almofadas em forma de cilindro, bem no estilo lounge.

Aspirador que se vira sozinho

O Trilobite, criado pela Electrolux, não precisa ser empurrado por ninguém. Ele faz um cálculo da trajetória que tem de percorrer e sai pela casa limpando e desviando dos obstáculos. Ao perceber que sua bateria está pifando, volta, obediente, para a unidade de recarga. Esperto, não? Pena que ainda não esteja à venda no Brasil.

Este mouse conhece você

Nem sempre dá pra ter um micro para cada um na família. Para acabar com o problema de senhas e tal, a Siemens criou um mouse que reconhece o usuário pela impressão digital. Com isso, é possível cada um abrir imediatamente o micro com o próprio perfil: formato da área de trabalho, arquivos, e-mail etc. À venda, no Brasil, por cerca de 165 dólares.

Continua após a publicidade

O bom de cama

Em um futuro próximo quando você quiser “criar um clima” para os momentos íntimos da alcova, não vai recorrer apenas a incenso, velas aromáticas e música suave. Haverá aparelhos que projetam imagens e sons e até interagem com você e sua cara-metade. Com isso em mente, a Philips desenvolveu o protótipo Nebula. Um totem projeta imagens no teto do quarto, vindas de um dos CDs que se pode escolher previamente. A cama capta os movimentos das pessoas e faz com que as imagens se alterem em sincronia com o que acontece na cama. Conectado à web, o Nebula permite baixar novos cenários. Ainda não há previsão de lançamento.

Vaso espacial

Com a possível escassez de água no planeta, equipamentos sanitários econômicos serão uma regra. No futuro próximo, os vasos com caixa acoplada (sinônimo de economia nos dias de hoje) poderão ser substituídos por sistemas a vácuo – você já viu um deles nos banheiros dos aviões. Em matéria de assentos, no entanto, a preocupação é com o conforto: este da foto, da Toto, é aquecido e tem uma duchinha higiênica regulável (para você não acertar a água no lugar errado!). Custa 700 dólares.

O sonho do videofone

Enquanto você fala ao telefone, o interlocutor, com um aparelho semelhante, acompanha todos os seus movimentos por meio de uma câmera que transmite as imagens via internet. Mas o IP VideoFone é uma faca de dois gumes: você não poderá mais atender ao telefone quando sai do banho ou logo depois de acordar. No Brasil, é distribuído pela InnoMedia e custa 1 900 dólares.

Para pintar e bordar

Até máquina de costura andam plugando na web. Com a Artista 200E, da empresa suíço-americana Bernina, é possível tirar dúvidas online e acessar um portal sobre costura, tudo com comandos de toque em um monitor colorido de cristal líquido. No portal, os costureiros podem baixar esquemas para bordados, acessar dicas e truques da profissão e acompanhar as últimas novidades deste mercado.

Dupla da pesada

Alta performance e muita economia de energia são os principais argumentos de venda da Duet, a bem resolvida combinação de máquina de lavar e secadora de roupas da Whirpool. Nas contas da fabricante, são 68% de economia de água e 67% de energia, em comparação com as máquinas convencionais. Os testes da empresa demonstram que um dos ciclos de lavagem pode eliminar até 99,999% das bactérias encontradas nos tecidos, o que faz a diferença na hora de lavar e secar roupas de bebê, toalhas de cozinha, de banheiro e outras peças que exijam limpeza máxima. Mas, o que chama mesmo a atenção, é o acesso frontal, tendência resgatada das máquinas de lavar usadas por nossas avós. O modelo completo é vendido lá fora por 1 299 dólares.

Um browser no microondas

No futuro próximo, todos os nossos eletrodomésticos estarão conectados na web. Plugado à internet, o microondas da LG facilita a vida de quem cozinha. Quer uma receita? Não precisa ficar caçando no meio daquele monte de revistas e livros, ou então ligar o computador, abrir o browser e, dez minutos depois – se não travar –, tentar uma busca. Basta usar a tela do seu forno, que também permite fazer compras nas lojas virtuais. Preço quente: 500 dólares.

Banho de tecnologia

Sabe aquela história de passar horas com um livro na mão, na água quentinha, até ficar com a pele enrugada? Bem, se isso já parece agradável, imagine as delícias reservadas aos donos da Jacuzzi aí da foto. Essa banheira mágica permite ouvir música e até assistir DVD, em vez de apenas ter um livro na mão. Esse luxo, contudo, ainda é para poucos: custa cerca de 15 000 dólares ter uma dessas em casa. Outra novidade no mundo das banheiras é um modelo que permite conexão à internet, da Smart Hydro. Com ela, é possível dar um comando do tipo “encher como eu gosto” no celular, enquanto estamos a caminho de casa, e então encontrá-la prontinha para o mergulho.

Adeus a chaves e chaveiros

Uma medida de segurança nas residências de alto padrão: eis a fechadura que identifica os visitantes pela impressão digital. O sistema, batizado de Finger Lock, é programado com um cadastro de impressões digitais. O sensor faz a leitura, identifica e abre a porta. A memória permite arquivar até 100 impressões digitais, cinco delas do tipo “master” – para os moradores, claro, que podem dar acesso a novos registros de identificação. Custa 2 200 dólares.

Esta lava-louça é uma pia

Com apartamentos cada vez menores, a invenção da Electrolux vem bem a calhar. É um híbrido de lava-louça com pia para cozinhas tamanho PP, que lava quatro pratos em um ciclo de 15 minutos. O protótipo foi batizado de KSDW e ainda não tem data para ser lançado.

Big Brother na mão

Rede de circuito interno é coisa que a maioria dos prédios e casas de alto padrão já têm. Daqui em diante, porém, poderemos acessar essas imagens a partir do nosso palmtop. O sistema SmartEye permite a você visualizar no iPaq a imagem de até 12 câmeras, de qualquer lugar onde estiver – desde que o computador de mão tenha um cartão para acessar a banda larga sem fio. Preço do servidor: 7 000 dólares.

Home-theatre do futuro

Pesquisas apontam para a introdução do projetor 3D nos lares, tornando a experiência de ver filmes ainda mais envolvente. O cientista americano Jaron Lanier, um dos papas da teleimersão, prevê que logo sentaremos em poltronas vibratórias, com um capacete na cabeça, interagindo com o filme e com os outros espectadores. Por enquanto, o ideal em um home-theatre é que ele se pareça o menos possível com uma nave espacial de ficção anos 60. Claro, há quem goste de dezenas de caixinhas pretas e fios, mas os designers e decoradores estão se esforçando para embutir tudo na parede, ou criando móveis que envolvam a parafernália eletrônica. No caso deste modelo da Bang & Olufsen, não há por que se preocupar com a exposição exagerada. Ainda assim, os técnicos da empresa, especializados em montar a sala, garantem que nenhum fiozinho fica de fora. E há ainda os equipamentos sem fio, que conectam os componentes pelo sistema infravermelho. O home-theatre da foto não é pra todo mundo: custa cerca de 19 000 dólares.

Querido, tem bife na geladeira!

Se você encontrar uma mulher falando com a geladeira, não a tome como louca. Ela pode simplesmente estar deixando um recado para que o marido escute depois, quando chegar. No monitor de cristal líquido localizado na porta, é possível acessar a internet para fazer compras, ver TV, ouvir música e, com o auxílio de uma câmera, participar de uma videoconferência ou gravar o tal do vídeo-recado. As geladeiras mais sofisticadas trazem leitor de código de barras para facilitar a montagem da lista de compras. Esta da foto é da LG e custa 10 000 dólares.

Esta máquina de lavar fala!

Pronto: agora você pode ser realmente independente. Com a máquina de lavar Washy Talky, da Electrolux, não será necessário ligar para a mãe perguntando qual o ciclo ideal para lavar suas roupas mais delicadas. É que essa máquina diz tudo pra você, com uma suave voz feminina. Um chip faz o cálculo do peso da roupa, decide a quantidade certa de água e qual o melhor programa de lavagem. Se houver qualquer erro na mistura, ela solta uma das 90 instruções armazenadas em sua memória: “Por favor, insira o detergente”. Custa 374 dólares.

Porta-retratos digitais

Ok, você é uma figura moderna, já tem sua câmera digital e seus álbuns de fotos virtuais… mas como exibi-las fora do monitor? A solução custa 200 dólares. É este porta-retratos digital da Ceiva, que pode fazer até um slide-show de suas fotos prediletas.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.