PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Grande Atrator ganha forma

Astrônomos suspeitam há alguns anos que os corpos celestes da Via Láctea e das galáxias vizinhas estão sendo puxados para um mesmo ponto do espaço chamado Grande Atrator.

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h48 - Publicado em 31 jan 1990, 22h00

Os astrônomos suspeitam há alguns anos que os corpos celestes da Via Láctea e das galáxias vizinhas estão sendo puxados inexoravelmente para um mesmo ponto do espaço na direção da constelação de Hidra-Centauro, mas alguns milhões de anos-luz mais adiante. O Grande Atrator, como foi chamado o lugar, seria uma incalculável concentração de massa, provavelmente resultante de um enxame de galáxias, impossíveis de serem observadas porque estariam no mesmo plano da Via Láctea. Agora, pesquisadores australianos que trabalharam no rádio observatório de Canberra afirmam ter localizado indiretamente o Grande Atrator a 240 milhões de anos-luz da Terra.

Isso foi possível indiretamente pela análise da velocidade de expansão de grande número de galáxias naquela direção. Segundo esses observadores, o Grande Atrator teria um formato irregular, lembrando um novelo de cordas enroladas como um cilindro. Segundo os astrônomos, as pesquisas sobre o Grande Atrator têm importantes conseqüências para os estudos sobre a posição das galáxias e a densidade da matéria do Universo.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.