GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Guarda-noturno eletrônico

A Samsung está lançando o Scout-About, um robozinho que funciona como um guarda-noturno, deslizando pela casa a procura de intrusos.

Scout-About se comporta quase como um cão de guarda, só que não late, não morde nem come carne. Scout-About é o nome de um robô vigilante apresentado pela indústria coreana de produtos eletrônicos Samsung, que poderá ser comprado no mercado americano a partir de fevereiro do próximo ano. O robozinho desliza silenciosamente pela área a ser guardada, pára, verifica se não há intrusos num raio de 10 metros e depois continua a vigilância.

Dois tipos de sensores, ultra-sônicos e infravermelhos, detectam movimentos, o calor de um corpo, temperaturas de ar abaixo de 4 graus ou acima de 38 graus e a quebra de vidro. Percebida alguma anormalidade, o robô toca um alarme e envia um sinal de rádio a um aparelho de monitoração, que disca automaticamente para a polícia. O Scout-About também exerce atividades mais delicadas, como vigiar o quarto de um bebê e alertar a mãe, por monitor de rádio, quando ele chorar.